Corinthians e Vasco voltam a se enfrentar fora do Campeonato Brasileiro após uma década. Os dois gigantes do futebol nacional tiveram seu último duelo decisivo nas quartas de final da Libertadores de 2012, quando o Corinthians levou a melhor. Esse cenário, aliás, se repete no retrospecto geral dos confrontos eliminatórios entre as equipes. A decisão da Copa do Brasil de 2026 marcará o oitavo encontro entre Corinthians e Vasco em duelos de mata-mata.
Em sete confrontos, o Vasco só superou o Corinthians uma única vez. Um torneio organizado pela CBD com chancela da FIFA há 72 anos. Pela semifinal do Torneio Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer, os times se enfrentaram no Maracanã com duas vitórias dos cariocas. O Vasco avançou à decisão, superou o São Paulo na final e ficou com o título do torneio internacional, sediado no Brasil.
Em todos os demais confrontos eliminatórios, o Corinthians levou a melhor. São seis duelos vencidos. O mais emblemático foi a final do Mundial de Clubes de 2000. Após empate sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação (o único confronto da história entre as equipes decidido nos pênaltis), a taça foi definida nas cobranças alternadas.
Rincón, Fernando Baiano, Luizão e Edu marcaram para o Corinthians, que ficou mais perto da taça quando Dida defendeu cobrança de Gilberto. A bola do título esteve nos pés de Marcelinho Carioca, cobrador oficial da equipe, mas ele parou em Hélton. Coube, então, a Edmundo fechar as batidas vascaínas. O camisa 10 deslocou Dida, mas exagerou na força do chute e mandou para fora. O triunfo por 4 a 3 garantiu o título mundial ao Timão, e a Fiel Torcida foi ao delírio, invadindo o gramado do Maracanã para celebrar a conquista.
Relembre abaixo todos os duelos
Taça Libertadores 2012 (Quartas de final) - Corinthians avançou
Copa do Brasil 2009 (Semifinal) - Corinthians avançou
Copa Sul-Americana 2006 (Primeira fase) - Corinthians avançou
Mundial de Clubes 2000 (Final) - Corinthians campeão
Copa do Brasil 1995 (Semifinal) - Corinthians avançou
Torneio Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer 1953 (Semifinal) - Vasco avançou
Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo 1929 (Final) - Corinthians campeão
Mais lidas