Mercado

Vasco negocia extensão do contrato de Andrey Santos, alvo de clubes europeus

Andrey Santos tem apenas três jogos pelo time profissional do Vasco nesta temporada - nenhum como titular. Mesmo assim, o volante de apenas 17 anos já entrou na mira de clubes europeus e até recebeu uma proposta do Barcelona. Com contrato até agosto de 2023, o jovem é alvo de cuidado especial do clube, que tem um planejamento para aumentar o vínculo e utilizá-lo ao longo do ano.

O meio-campista ainda recebeu consultas de Milan (Itália), Benfica (Portugal), Wolverhampton (Inglaterra) e Monaco (França), mas, com exceção do espanhol Barça, nenhuma conversa avançou para uma oferta. Esses e outros clubes seguem de olho na joia do Vasco e esperam ver o volante em ação na Série B do Campeonato Brasileiro. Se depender de Zé Ricardo, o garoto vai ter chances.

- É um projeto não só do Zé Ricardo, mas um projeto do clube. Alguns atletas conseguem vencer seus objetivos e obstáculos da sua categoria e acabam tendo necessidade de ultrapassar esses desafios para serem estimulados de alguma forma. O Andrey é um desses atletas. E isso está acontecendo de forma muito natural. Ainda tem 17 anos e já tem convocações para a Seleção Sub-20. Até capitão já foi - disse o treinador em coletiva na última quarta-feira.

A preocupação do clube atualmente é com o tempo de contrato. Caso não chegue a um acordo para renovação, Andrey pode sair de graça assinando um pré-contrato a partir de março do ano que vem e deixar a equipe no auge dos 19 anos. Por isso, o Vasco negocia a extensão do vínculo e, enquanto isso, freia a utilização do jovem atleta. A negociação pode ficar mais fácil com a chegada da 777 Partners, iminente compradora da SAF vascaína e que ficará com os ativos do clube.

Nos treinamentos, o menino tem ganhado moral com Zé Ricardo, que acompanha de perto o seu desenvolvimento e já deu pistas que conta com ele para o decorrer da temporada. A rápida adaptação à rotina do profissional é um ponto que pesa a favor de Andrey.

- Impressionante como ele se coloca nos treinamentos, como pega as informações. Depois da Copa São Paulo, quando ele veio treinar com a gente, foi nítido que ainda precisava se adaptar e rapidamente passou a fazer um jogo simplificado sem perder a qualidade. Vai ser um jogador de baita futuro para o Vasco e para o futebol brasileiro - destacou Zé Ricardo.

O interesse do Vasco no desenvolvimento de Andrey vai além do retorno esportivo. Principal promessa do clube de São Januário atualmente, o volante pode render um bom retorno financeiro em caso de negociação num futuro breve. Na previsão orçamentária para 2022, a diretoria planejava alcançar R$ 40 milhões com vendas de jogadores no ano - o presidente Jorge Salgado, em conversa com jornalistas, disse que seria necessário aumentar esse valor para R$ 50 milhões.

Andrey dividiu as últimas semanas entre Vasco e seleção brasileira. Convocado para amistosos da Seleção Sub-20, o garoto perdeu as semifinais do Campeonato Carioca, mas ganhou mais minutagem como titular e capitão na base do time nacional. O tempo com o técnico Ramon Menezes também ajuda a colocar o vascaíno em evidência para os olheiros do exterior.

Há 10 anos no clube, Andrey assinou seu primeiro contrato profissional em agosto de 2020, aos 16 anos. Aquela temporada, inclusive, foi o grande momento da carreira de Andrey como atleta. Além das convocações para a seleção brasileira e dos títulos da Copa do Brasil, Supercopa e Campeonato Carioca com o sub-20, o jovem passou a integrar o elenco da categoria de cima.

No seguinte, em 2021, foi campeão estadual sub-17 e da Recopa Carioca, atuando na maior parte da temporada pelo sub-20. Também foi o ano da estreia do meio-campista pelo profissional, no Carioca, quando se tornou o jogador mais jovem a atuar no time principal do Vasco neste século, superando Talles Magno. Fez ainda uma partida pela Série B, estreando em uma competição nacional.

Fonte: ge
  • Domingo, 03/07/2022 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Sport Sport 0
    Campeonato Brasileiro - Série B Maracanã
  • Sábado, 09/07/2022 às 16h30
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série B Heriberto Hulse
  • Sábado, 16/07/2022 às 16h30
    Vasco Vasco
    Sampaio Corrêa Sampaio Corrêa
    Campeonato Brasileiro - Série B Castelão-MA
  • Terça-feira, 19/07/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    Ituano Ituano
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Sábado, 23/07/2022 às 16h30
    Vasco Vasco
    Vila Nova Vila Nova
    Campeonato Brasileiro - Série B Serra Dourada
  • Quinta-feira, 28/07/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    CRB CRB
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Domingo, 31/07/2022 às 16h00
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário