Futebol

Vasco: os sete mandamentos para voltar a vencer

O pequeno intervalo no Campeonato Brasileiro foi comemorado como uma vitória, em São Januário. O time, que não vence há oito jogos, aproveitará os dez dias de folga para trabalhar suas grandes deficiências. O técnico Renato Gaúcho já fez a lista dos mandamentos que os jogadores terão de cumprir para a boa fase voltar.

O primeiro passo é a recuperação da condição física. A paralisação servirá para dar refresco aos jogadores que estão desgastados com a cansativa seqüência de jogos no Brasileiro. O bom preparo físico do grupo vascaíno era, para o treinador, um dos principais motivos da ascensão da equipe. Mas alguns deles caíram assustadoramente de rendimento. Um exemplo é o apoiador Morais, que desde o jogo contra o Internacional não tem uma grande atuação.

Do alto da colina, Renato repassou o segundo mandamento: recuperar a parte técnica. Os jogadores treinarão intensivamente fundamentos. A finalização é atualmente um dos pontos críticos do time. Ontem mesmo Renato obrigou os jogadores a aprimorarem os chutes a gol. Foram centenas treinados até a exaustão.

O terceiro mandamento é usar a sabedoria para corrigir o que está errado. O intervalo servirá para o Vasco criar jogadas ensaiadas e treinar esquemas táticos. Desde que começou a Copa Sul-Americana, o time deixou de fazer treinos táticos.

Entrosar o atacante Leandro Amaral é o mandamento de número quatro. O clube fará amistosos para que o recém-contratado, e nova esperança de gols, possa se entrosar com o resto do grupo. Segundo Leandro Amaral, ele irá corresponder à expectativa.

Muita reflexão para avaliar o grupo é o quinto mandamento. Alguns jogadores contratados ainda não foram observados da forma como o treinador gostaria. O zagueiro argentino Dudar, o lateral-esquerdo Sandro, o lateral-direito Thiago Maciel e o atacante Marcelinho ainda não tiveram chances na equipe, o que poderá acontecer a partir de agora.

O sexto mandamento é manter a serenidade. Renato usará o tempo para melhorar o lado psicológico do grupo, sem pressa. O time ainda não pôde trabalhar com calma este aspecto após os maus resultados em casa.

O último e mais importante mandamento é manter a fé, fazer o torcedor acreditar. Renato garantiu também que o time tem o que precisa para chegar à Libertadores. Para ele, os jogadores irão crescer no momento certo.

O próximo adversário é o líder do campeonato, São Paulo, fora de casa. Um belo teste para saber se os mandamentos de Renato recolocaram o time no caminho da vitória. O tempo dira.

Fonte: Jornal dos Sports
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri