Clube

Vasco participou de Torneio da Austrália em 85; saiba como foi

Depois de falar sobre excursões do Vasco na Escandinávia e África, agora é a vez de irmos até 1985 quando o Vasco disputou o Torneio Internacional da Austrália.

O Vasco enfrentou uma viagem de 33 horas para o torneio que contava com mais três equipes: o Tottenham (Inglaterra), Udinese (Itália) e a Seleção da Austrália.

A preparação para o torneio já começou de maneira bem atípica. O Vasco iniciou a preparação com um amistoso contra a Seleção de Israel em Tel-Aviv.

O Vasco foi derrotado por 4 a 2. Os gols do gigante da colina foram marcados por Roberto Dinamite e Gilberto. Uma curiosidade é que na preliminar do jogo do Vasco houve uma partida entre os atletas da Seleção Brasileira de 1970 contra um time de veteranos de Israel. O jogo terminou em 1 a 1.

Na Austrália, o Vasco enfrentou diversas dificuldades. Primeiro com o fuso horário, depois com contusões (Silvinho, Mauricinho e Gilberto chegaram machucados), a suspensão de 2 jogos internacionais de Acácio e por último com Giovane, que havia sido convocado pela seleção brasileira, mas que no final acabou sendo cortado.

No primeiro jogo contra a Udinese, o Vasco empatou com o time italiano em 1 a 1 (gol de Mauricinho), que na época contava com Edinho e Zico (não jogaram a partida, pois estavam na seleção brasileira). O Vasco iniciou a partida com Roberto Costa; Donato, Ivan, Nenê e Lira; Vitor, Oliveira e Gilberto; Mauricinho, Roberto e Rômulo. No segundo tempo, entraram Romário e Cláudio José nos lugares de Mauricinho e Rômulo.

O segundo jogo foi contra a seleção da casa com um público de mais de 30 mil pessoas e teve vitória do Vasco. O clube carioca abriu o placar ainda na primeira etapa com Roberto Dinamite aos 15 minutos. No segundo tempo, o Vasco teve chances de ampliar com a dupla Dinamite e Romário, mas o jogo terminou no 1 a 0 mesmo.

No terceiro jogo contra o Tottenham, o Vasco contou com Geovani no banco de reservas. O jogador atravessou o mundo para atuar na fase final do torneio. E o Vasco começou bem a partida abrindo o placar com Roberto Dinamite. O Vasco seguia pressionando e teve duas chances de ampliar o placar com Mauricinho, mas acabou cedendo o empate.

Com o empate contra o Tottenham de Ardiles, o Vasco se classificou para final do torneio contra a Seleção da Austrália, que havia vencido a Udinese e o Tottenham. E o Vasco chegou na final como favorito. O favoritismo era apontado inclusive pelos jornais italianos, como o Corriere de Milão e o Gazetta Dello Sport. O técnico do Tottenham também apontava o Vasco como a melhor equipe da competição.

No entanto, futebol é jogado dentro de campo. E o Vasco fez uma bela partida contra Austrália, só que foi bastante prejudicado pela arbitragem. Ao final da partida, o treinador Edu criticou bastante o árbitro por ter deixado os jogadores australianos baterem nos vascaínos. A Austrália chegou duas vezes e marcou dois gols. O gol vascaíno foi marcado por Rômulo. No final da partida se viu o treinador da Austrália dá gritos de que havia vencido uma das melhores equipes do mundo e que era o grande momento de glória da sua carreira.

Depois do torneio, o Vasco ainda fez um amistoso contra o South Melbourne. O Vasco venceu por 1 a 0 (Roberto Dinamite), mas a maior curiosidade é que o empresário que marcou a partida negociou com o Vasco para que Geovane jogasse ao lado dos australianos, já que o jogador era muito admirado por ser um atleta da seleção brasileira.

De qualquer forma, o saldo na Austrália foi bom. O zagueiro Nenê e o atacante Mauricinho saíram com propostas do futebol inglês e a imagem do time vascaíno, apesar da derrota na final para Austrália, foi bastante positiva, além do prêmio de 20 mil dólares pela segunda colocação e o prêmio de 100 mil dólares pela participação. Apesar da premiação, os jogadores vascaínos na volta ameaçaram uma greve por não receberem os seus salários e nenhuma bonificação.

Fonte: Papo na Colina
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri