Futebol

Vasco passa Flamengo em chances de G-7, segundo matemático

Faltando apenas uma rodada para o fim, o Campeonato Brasileiro de 2017 já tem a tabela quase definida. No entanto, a briga pelas últimas vagas na Libertadores do ano que vem e a fuga do rebaixamento trazem emoção neste fim de competição.

Na parte de cima da tabela, cinco equipes ainda têm chances de conquistar uma vaga para a Libertadores do ano que vem. Com uma vitória fora de casa sobre o Cruzeiro na última rodada e uma partida em São Januário contra a já rebaixada Ponte Preta pela frente, o Vasco larga na frente na disputa para carimbar o passaporte para o torneio continental.

De acordo com as previsões do matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o Cruz-Maltino é time com mais chances de ficar com uma das duas vagas para a Libertadores, mesmo estando atrás no Flamengo na tabela, enquanto o Botafogo vê a missão ficar um pouco mais complicada.

- Vasco acabou ficando na frente por ter uma partida mais simples, porque joga em casa, enquanto o Flamengo joga fora. Já o Botafogo perdeu um pouco de fôlego, os resultados traduzem isso. Mas um possível título do Grêmio na Libertadores pode mudar tudo isso. As equipes abaixo dos cariocas correm por fora, dependem um pouco de uma vaga herdada em caso de título do Grêmio ou do Flamengo - pondera Tristão.

Libertadores

Corinthians: 100%

Palmeiras: 100%

Grêmio: 100%

Santos: 100%

Cruzeiro: 100%

Vasco: 60%

Flamengo: 57%

Botafogo: 38%

Chapecoense: 30%

Atlético-MG: 15%

Fonte: Tristão Garcia

Já no Z-4, Tristão destaca que a disputa acirrada entre Avaí, Sport, Coritiba e Vitória para fugir da zona de rebaixamento pode ser considerada o ponto alto da 38ª rodada do Brasileirão. A diferença entre o 18º colocado e o 15º é apenas de um ponto. Dessas quatro equipes na briga, apenas o Coxa não venceu a última que disputou.

- A briga na parte de baixo é espetacular. Parece mentira, mas a emoção do campeonato brasileiro é lá na parte de baixo. É a última parte que se define. Ver a superação é bacana, como aconteceu com o Vitória nessa última rodada. Na parte de baixo só tem o que elogiar esse fim de campeonato tão disputado.

Rebaixamento

Atlético-GO: 100%

Ponte Preta: 100%

Avaí: 83%

Sport: 65%

Coritiba: 36%

Vitória: 16%

Fonte: Tristão Garcia

deslize para ver o conteúdo

O matemático também apontou o fato de o duelo de rubro-negros, no Barradão, poder influenciar tanto na parte de cima quanto na de baixo da tabela. Apesar de o Vitória aparecer com apenas 16% de risco de rebaixamento, Tristão não duvida de uma possível vitória da equipe carioca na partida.

- O Flamengo encara um Vitória,que não é tão bom dentro de casa. O Flamengo nunca teve, historicamente, dificuldades para jogar na Bahia. Além disso, chega bastante pressionado para sair com a vaga. Mas o Vitória conseguiu um importante triunfo fora de casa e contra um adversário direto na última rodada. Vai ser um jogo difícil - finaliza.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário