Clube

Vasco pede anulação de tentativa de destituição de sua diretoria

Vasco apresentou nesta quarta-feira sua defesa sobre o pedido de destituição de suaa diretoria, incluindo o presidente Eurico Miranda e seus vices-presidentes. No documento, os advogados cruz-maltinos pedem a nulidade do processo e indicam a suspeição do promotor Rodrigo Terra, do Ministério Público, que, de acordo com o clube, teve "falta de isonomia" e "falta de imparcialidade". O Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes eventos irá analisar.

No documento, o clube diz que Rodrigo Terra teria dito publicamente que todos os clubes não estariam cumprindo o que determina o Estatuto do Torcedor, mas que somente tomou providências para investigar o Vasco, dando a sensação de ter sido movido por desejos pessoais. E com uma rapidez desproporcional, com "pré-conclusões".

De acordo com denúncia apresentada, o clube teria contratado torcedores da Força Jovem, torcida organizada banida dos estádios, e acobertado episódios de violência dentro de São Januário. Na defesa apresentada, o Vasco nega, afirma que não aparelhou e que não tem uma relação promíscua com estes torcedores. A diretoria diz ainda que apenas dois de seus mais de 700 funcionários foram integrantes de torcidas organizadas, o que não seria suficiente para embasar a denúncia.

Sobre a confusão ocorrida no clássico com o Flamengo, em São Januário, o Vasco diz no documento de defesa que tem a desconfiança de que pode ter sido algo orquestrado para prejudicar o clube e seus dirigentes. A diretoria afirmou ainda que o acesso de torcedores organizados que estavam proibidos de assistir a jogos aconteceu à revelia do clube.

A ação do Ministério Público pede, além da destituição definitiva de Eurico e membros da diretoria, uma multa de 500 mil reais ao clube.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco 3
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 27 (42,86%)
Empates 16 (25,40%)
Derrotas 20 (31,75%)
Total 63
Gols
Marcados 87 (55,06%)
Sofrido 71 (44,94%)
Total 158
Saldo 16
Cartões
Amarelos 123 (91,79%)
Vermelhos 11 (8,21%)
Total 134