Em um duelo equilibrado, marcado por muitas reviravoltas, o Flamengo venceu o Vasco da Gama no clássico carioca e sagrou-se campeão do Brasileiro sub-23, nesta terça-feira, na Arena da Gávea, no Rio de Janeiro. Greg (3), Matheus e Filip marcaram para o Rubro-Negro, enquanto Mauricinho, Anaílton, Catarino, Caio e Luqinhas anotaram para o Vasco. Após o empate por 4 a 4 no tempo regulamentar, e 5 a 5 na prorrogação, o dono da casa derrotou seu maior rival por 3 a 2 na disputa de pênaltis. A derrota amarga do time da Colina veio apenas dois dias depois do vice-campeonato do Carioca no futebol de campo, gerando muitas provocações da torcida local.
Com uma arrancada espetacular, Matheus soltou a bomba para balançar as redes e abrir o placar em casa, aos dois minutos. Por pouco, o Vasco não deixou tudo igual com Luquinhas, que emendou cruzamento na área e bateu cruzado, mas o goleiro Willian fez boa defesa. O empate veio com um chute de longa distância do arqueiro cruzmaltino Anaílton, aos quatro minutos. A virada do time da Colina aconteceu 20 segundos depois, com um tiro de canhão de Catarino do meio de quadra: 2 a 1. O Flamengo levou perigo à meta do rival em jogadas de bola parada, mas a bola não entrava. Após uma bobeada da defesa rubro-negra, o camisa 9 Caio aproveitou a sobra e encheu o pé e ampliou para os visitantes. A resposta veio logo na saída de bola, com um chute certeiro no cantinho, sem chances para Anaílton: 3 a 2.
O segundo período começou truncando, com lances de perigo para ambos os lados. A chance mais clara de gol saiu do pé do rubro-negro Pedro, que bateu rasteiro no cantinho esquerdo e a bola arrancou tinta do travessão, aos cinco. Sem deixar o anfitrião crescer na partida, o camisa 10 Mauricinho emendou cruzamento na área com um chute forte, ampliando para o Trem Bala da Areia: 4 a 2. O Flamengo tentou responder com uma bomba na saída de bola, mas Andrezinho afastou o perigo na linha do gol, salvando o time da Colina. Em uma cobrança de falta, o capitão Greg lançou o tiro de canhão para anotar o terceiro dos donos da casa, aos oito. A 46 segundos do fim da etapa, Fred levou o segundo cartão-amarelo depois de cometer uma falta do arqueiro cruzmaltino e acabou sendo expulso de quadra.
Eleito o melhor jogador da competição, Greg quase diminuiu em mais uma cobrança de falta, no primeiro minuto do terceiro período. Aos quatro, o alvinegro Douglinas emendou um cruzamento com uma bomba, mas a bola espirrou na trave e foi para fora. A dois minutos do fim, Greg, sempre ele, soltou mais um tiro de canhão para empatar a partida: 4 a 4. Com tudo igual no tempo regulamentar, o confronto precisou ser decidido na prorrogação. Logo no início, Luquinhas aproveitou o rebote e encheu o pé para marcar o gol da virada: 5 a 4. Mas não deu nem chance de comemorar. Em um dia inspirado, Greg deu uma pancada com endereço certo para anotar o quinto. Nos pênaltis, os rubro-negros Léo, Greg, e Filip garantiram a vitória para os anfitriões, enquanto Mauricinho e Catarino descontaram para os visitantes.
Mais lidas