Futebol

Vasco perde nos pênaltis e é eliminado da Copa do Brasil

De maneira vexatória, o Vasco disse adeus à Copa do Brasil, nesta quinta-feira (16), caindo nos pênaltis para o ABC. Após empate em 0 a 0 no tempo normal, o Cruz-Maltino foi à marca da cal, mas mesmo com duas chances de sair vitorioso, perdeu penais decisivos e acabou batido. Agora, os potiguares avançam à terceira fase da competição nacional, enquanto o Vasco volta sua atenção para o segundo jogo da semifinal do Carioca, domingo, contra o Flamengo.

Primeiro tempo

Embora tenha dominado a maior parte do jogo, o Vasco pecou na falta de pontaria contra o ABC. As primeiras chances foram do time potiguar, com Raphael Luz, para fácil defesa de Léo Jardim. Por outro lado, o Vasco abusava dos chuveirinhos e lançamentos longos, diminuindo assim sua margem de acerto. Pedro Raul era o único que conseguia tentar algum tipo de finalização, mas sem sucesso, nem precisão. A primeira etapa, portanto, foi sem emoções.

Segundo tempo

Depois do intervalo, o jogo seguiu sonolento. Sem um meia de ligação, o Vasco parece ter perdido a referência e seguiu abusando de lançamentos compridos, sem qualquer efeito. Quando Maurício Barbieri tirou Marlon Gomes de campo, para colocar Erick Marcus, ouviu um sonoro coro de ‘burro’ das arquibancadas. Mas a verdade é que o garoto acabou sendo o jogador mais criativo da equipe em todo o jogo. Foi dele o cruzamento que, por pouco, não encontrou Pedro Raul na área para abrir o placar. No fim, Jair também quase marcou, mas foi o ABC que perdeu a melhor chance, com Rafael Silva, que bateu para fora, mesmo livre.

Pênaltis

As cobranças começaram corretas para os dois times, até a segunda série. Jair e Miranda anotaram pelo Vasco; Rafael Silva e Raphael Luz, pelo ABC. Nenê marcou o terceiro e Walfrido jogou para fora. Puma Rodríguez fez 4 a 2 e parecia que a sorte vascaína estava selada. Mas, só parecia: Afonso diminuiu e Pedro Raul, que só precisava marcar para classificar o Vasco, bateu para fora. Foi mais um erro de pênalti do camisa 9. Para piorar, Alemão empatou e levou para as alternadas: Léo e Wálber, um de cada lado, converteram. Até que Orellano também errou o alvo e, aí, Wellington Reis marcou e eliminou o Vasco.

VASCO 0x0 ABC (Pênaltis: 5×6) – 2ª rodada da Copa do Brasil
Data e horário: 16/03/2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
VASCO: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Capasso (Miranda, 46’/2ºT), Léo e Lucas Piton; Andrey Santos (Rodrigo, 28’/2ºT), Jair e Marlon Gomes (Erick Marcus, 11’/2ºT); Gabriel Pec (Orellano, 28’/2ºT), Pedro Raul e Alex Teixeira (Nenê, 28’/2ºT). Técnico: Maurício Barbieri.
ABC: Simão; Alemão, Walfrido, Afonso, Richardson (Walber, 40’/2ºT) e Márcio Azevedo (Jhonnathan, 17’/2ºT); Daniel (Jean Patrick, 23’/2ºT), Wellington, Raphael Luz e Paulinho Moccelin (Maycon Douglas, intervalo); Felipe Garcia (Rafael Silva, 41’/2ºT). Técnico: Fernando Marchiori.
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (Fifa-MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Marcyano da Silva Vicente (MG)
Cartões amarelos: Lucas Piton (VAS); Márcio Azevedo, Simão, Daniel, Richardson, Jhonnathan (ABC)

Fonte: Jogada 10
  • Domingo, 12/05/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    Vitória Vitória 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir