Futebol

Vasco perde para o São Paulo e encerra sequência positiva: 2 a 0

O Vasco viu o que poderia ser a quinta vitória consecutiva no ano se transformar em derrota amarga, em São Januário, na noite deste domingo (2). Com pênalti convertido por Lucas Moura e testada de Luiz Gustavo, o São Paulo ganhou por 2 a 0 e deixou o time do técnico Fernando Diniz mais longe do G-6. O resultado fez os mandantes caírem para 9° lugar do Campeonato Brasileiro, ainda com 42 pontos, nesta 31ª rodada. Aliás, os visitantes ultrapassaram os donos da casa na tabela, indo a 8°, com 44.

Lá e cá, bola na trave e VAR em ação

O primeiro tempo foi bem aberto na Colina Histórica e reservou duas grandes chances de gol, uma para cada lado. Apesar de mais imponente, até por estar em casa, o Cruzmaltino só conseguiu de fato assustar a meta rival com cabeçada de Rayan, na trave esquerda, aos 28 minutos. A finalização veio em escanteio de Philippe Coutinho. Na sobra, Robert Renan pegou forte, mas viu Rafael defender sem sustos.

Já pelo lado do Tricolor paulista, Gonzalo Tapia teve a chance de ouro, aos 38, para abrir o placar. O atacante abriu em Bobadilla, que avançou pela faixa direita e cruzou à área, em rápido contragolpe em velocidade. Lucas Moura fingiu ir na bola, fez o corta-luz e, assim, o próprio camisa 14 finalizou. Léo Jardim, com reflexo veloz, esticou o braço esquerdo para salvar.

O lance capital da etapa inicial aconteceu mesmo apenas nos acréscimos. Em jogada de escanteio da direita, Paulo Henrique agarrou Arboleda na área, amboas caíram e nada foi assinalado no momento. Em seguida, no entanto, o VAR acionou Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO), que revisou as imagens, decidindo marcar pênalti. Com categoria, Lucas Moura deslocou o goleiro e fez 1 a 0 a favor dos visitantes.

Pressão do Vasco pelo empate

Diferentemente dos 45 minutos anteriores, o Gigante da Colina dominou praticamente todas as ações ofensivas do confronto na volta do intervalo. Afinal, queria ao menos o empate a qualquer custo, levando perigo em chutes de Philippe Coutinho e Andrés Gómez. Os visitantes, por outro lado, só conseguiram assustar minimamente em arremate de Sabino, que Léo Jardim tratou de espalmar prontamente.

A partir daí, o panorama seguiu sem grandes alterações até o apito final. Isso porque os comandados de Diniz, que deixou a equipe mais ofensiva e com somente um volante de origem, lançaram-se à frente. Gómez furou tentativa de finalização perto da meia-lua, depois de bom passe de Vegetti.

Aos 41, próximo do fim, o Tricolor do Morumbi castigou de vez o Vasco, selando a contagem no Rio de Janeiro. Em cobrança curta de escanteio da direita, Ferreirinha conduziu a bola, passou pela marcação e alçou na medida na pequena área. Luiz Gustavo antecipou-se à zaga carioca para testar firme, ao fundo das redes. Placar de 2 a 0 e derrota cruzmaltina confirmada. Com direito a algumas vaias antes de acabar.

Ancelotti marca presença em São Januário

Quem esteve presente em São Januário foi o técnico Carlo Ancelotti, da Seleção Brasileira. Compareceu ao estádio junto a Rodrigo Caetano, diretor geral da CBF, e Samir Xaud, presidente da entidade. O objetivo era acompanhar jogadores no radar que possam estar na convocação desta segunda-feira (3), às 15h. O evento ocorrerá na Barra da Tijuca, Zona Sudoeste do Rio de Janeiro.

A lista é para os amistosos da data Fifa de novembro. No dia 15, sábado, às 13h, de Brasília, a Amarelinha enfrenta Senegal, no Emirates Stadium, em Londres, na Inglaterra. Depois, dia 18, terça-feira, o adversário da vez é a Tunísia, às 16h30, na Decathlon Arena, em Lille, na França.

Fonte: SUPERVASCO.COM
  • Domingo, 02/11/2025 às 20h30
    Vasco Vasco 0
    São Paulo São Paulo 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 05/11/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Sábado, 08/11/2025 às 18h00
    Vasco Vasco
    Juventude Juventude
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 19/11/2025
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena do Grêmio
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 21 (35,00%)
Empates 19 (31,67%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 85 (53,80%)
Sofrido 73 (46,20%)
Total 158
Saldo 12
Cartões
Amarelos 127 (94,78%)
Vermelhos 7 (5,22%)
Total 134