Nesta reta final de Campeonato Carioca, além de se preocupar com as semifinais, os treinadores começam a ter dor de cabeça com os jogadores pendurados. Além dos que já despertam atenção especial por esse motivo, existem também os que acumulam algum amarelo na lista. Já sabendo disso, alguns atletas até forçaram a advertência para estarem totalmente livres na próxima fase da Taça Guanabara, o primeiro turno do Estadual, enquanto outros serão poupados na última rodada da primeira fase.
O caso do capitão do Vasco, Carlos Alberto, foi um dos que forçaram a advertência. Após o jogo contra o Resende, na última quinta-feira, o jogador admitiu em entrevista que levou o cartão no momento em que não iria prejudicar tanto a equipe. Márcio Careca, também do Gigante da Colina, assim como o camisa de 19, não joga a próxima partida devido à suspensão automática. Nos outros grandes cariocas, Herrera e Antônio Carlos não jogam pelo Botafogo, enquanto Willians não poderá ser escalado no Fluminense e Toró será desfalque para o Flamengo.
Em matéria de jogadores pendurados, o Fluminense vence a disputa disparado. Além de ser o time que mais levou cartões amarelos (29 no total), os sete tricolores que correriam o risco de não disputar a semifinal, serão poupados, já que quando se incia a próxima fase, os cartões são zerados.
No Vasco, time mais disciplinado até agora com 17 advertências amarelas e apenas duas expulsões, os pendurados são apenas dois: Fagner e Magno, que mesmo assim entram em campo sob o aval do técnico Vagner Mancini. Em seu maior rival, o Flamengo, a retranca rubro-negra, assim como no Flu, será poupada. Os zagueiros Ronaldo Angelim e David não enfrentam o Boavista.
Já no time de General Severiano, o técnico Joel Santana tem que se preocupar com três dos seus titulares. Lúcio Flávio e Fahel, ambos perseguidos pela torcida, e Marcelo Cordeiro, engrossam a lista dos pendurados dos quatro grandes times cariocas.
No domingo, dia 7 de fevereiro, quando acontece a última rodada da fase de grupos da competição estadual, o Botafogo, único que ainda não garantiu a classificação e está por um ponto, encara o Resende. O Vasco pega o Madureira, o Rubro-Negro duela com o Boavista, enquanto o Fluminense enfrenta o Olaria.