Futebol

Vasco pode voltar a jogar nos dias 21 e 24 de junho

O arbitral da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) não marcou, mas sugeriu datas para o retorno dos jogos sem público do Campeonato Carioca - paralisado desde 16 de março por conta da pandemia do novo coronavírus. Em reunião virtual que iniciou no final da tarde de segunda-feira e terminou na madrugada de terça-feira, dirigentes da entidade e de clubes apontaram possibilidades enquanto aguardam a aprovação por parte de autoridades governamentais e sanitárias do protocolo Jogo Seguro.

Por votação da maioria, a recomendação de Rubens Lopes, presidente da Ferj, de retomar as partidas a partir de sábado (20 de junho), foi aprovada. Porém, esta posição teve um adendo: os clubes que entrassem em acordo, poderiam antecipar em até dois dias. Desta forma, Bangu e Flamengo, duas das primeiras equipes que voltaram a treinar, toparam se enfrentar na quinta-feira (18 de junho). Este, portanto, seria o primeiro duelo a ser disputado da quarta rodada da Taça Rio.

O estado do Rio de Janeiro tem 7.728 mortes e 80.946 casos confirmados de Covid-19, números divulgados nesta segunda. A taxa de letalidade de 9,55% é a maior do país.

A decisão, porém, está longe de ser um entendimento. Botafogo e Fluminense, que se mantiveram contrários ao retorno imediato, defenderam que a bola rolasse somente em julho, o que daria mais tempo para redução do número de mortos. Mas foram votos vencidos.

Como ainda não concluíram os testes para a Covid-19, algo exigido pelo protocolo médico, e tampouco retomaram treinos presenciais, pela proposta aprovada, jogariam um pouco mais tarde. Duas rodadas nos dias 22 e 24. A se confirmar a obrigatoriedade de jogar sem preparação adequada, não descartam recorrer a instâncias da Justiça Desportiva e até mesmo da Justiça Comum.

Como toda a tabela não foi definida, o arbitral foi remarcado para esta terça. A partir das 20h, a reunião terá continuidade.

Ficou definido também uma novidade quando a bola voltar a rolar: o número de substituições permitidas subiu de três para cinco - com, no máximo, três paralisações para trocas de atletas. A Ferj e os clubes esperam o aval do governo do Estado e entendem que a prefeitura do Rio vai confirmar a liberação de partidas sem público na Fase 2 da flexibilização, marcada para iniciar na quarta-feira (17 de junho).

As datas sugeridas para os jogos dos quatro grandes

Flamengo 18 e 25 de junho
Fluminense 22 e 24 de junho
Botafogo 22 e 24 de junho
Vasco 21 e 24 de junho

Quais os jogos faltantes da Taça Rio?

O campeonato foi paralisado faltando duas rodadas para a fase de classificação da Taça Rio ser finalizada. Pela quarta rodada, as partidas são as seguintes:

Botafogo x Cabofriense
Bangu x Flamengo
Portuguesa x Boavista
Fluminense x Volta Redonda
Madureira x Resende
Vasco x Macaé

Pela quinta rodada, as seguintes:

Flamengo x Boavista
Bangu x Cabofriense
Portuguesa x Botafogo
Vasco x Madureira
Volta Redonda x Resende
Macaé x Fluminense

Como foi a reunião?

Botafogo e Fluminense, que sempre se posicionaram contra a volta das atividades imediatamente, foram representados pelos seus presidentes - Nelson Mufarrej e Mário Bittencourt, respectivamente. No sábado, os dois clubes não participaram de uma reunião feita pela Ferj com apenas alguns clubes. Alexandre Campello (presidente do Vasco) e Cacau Cotta e Bruno Spindel (dirigentes do Flamengo) também se fizeram presentes. Marcelo Jucá, presidente do TJD, integrou o grupo além de representantes dos times de menor investimento.

A reunião começou com atraso de quase uma hora - previsão de início era 17h. E se estendeu, após uma paralisação entre 22h e 23h. Conforme relatos de presentes, o Flamengo insistiu para jogar na quinta-feira mesmo sem a liberação de autoridades e apesar da sugestão de Rubens Lopes, presidente da Ferj, de retomar as partidas a partir do dia 20 - o Rubro-Negro foi o primeiro clube a deixar a quarentena, em 20 de maio, inclusive antes da liberação da prefeitura do Rio.

Mário e Campello divergiram asperamente quando o primeiro pediu 15 dias para treinar - o elenco tricolor trabalha remotamente e ainda sequer foi testado para a Covid-19. Situação parecida com a do Botafogo, que fez os testes (ainda sem resultados), mas ainda não marcou data da reapresentação. Por isso, Flu e o Bota mantiveram a posição de voltar as partidas apenas em julho. O Vasco, que após ter 16 jogadores diagnosticados com o vírus, quer a volta imediata e treina em São Januário desde o início do mês.

A situação dos times de menor investimento

Portuguesa - Voltou a treinar dia 27 de maio.
Bangu - Voltou a treinar dia 26 de maio.
Madureira - Voltou a treinar dia 27 de maio.
Boavista - Voltou a treinar dia 3 de junho.
America - Voltou a treinar nesta segunda (15 de junho).
Macaé - Está treinando remotamente. Aguarda definições do arbitral.
Cabofriense - Time se reapresentou nesta segunda (15 de junho) e testou o elenco. Aguarda definições do arbitral para avaliar retorno aos treinos.
Americano - Clube parado. Aguarda definições do arbitral.
Nova Iguaçu - Está treinando apenas remotamente. Aguarda definições do arbitral.
Friburguense - Não volta mais aos treinos este ano porque não tem calendário, já que terminou sua participação no Campeonato Carioca e a Copa Rio foi cancelada.
Volta Redonda - Realizou, esta segunda (15 de junho), sanitização da sede. Ainda não retomou os treinos.
Resende - Voltou a treinar na semana passada.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário