Vasco possui 15 eliminações nesta década; Veja o ranking de clubes

31/05/2019 às 08h30 - FUTEBOL

A assombração do mata-mata voltou a assolar o São Paulo. O Tricolor Paulista caiu nas oitavas da Copa do Brasil para o Bahia nesta quarta-feira e chegou a 25 eliminações nesta década - o maior número entre todos os times da Série A.

Chama a atenção a quantidade alta de quedas em torneios internacionais: foram nove, maior número do período. A mais recente foi uma das mais marcantes para o Talleres, na segunda fase da Libertadores. Outra queda que vale mencionar foi para o Atlético Nacional, na semifinal do torneio continental, em 2016. Naquela oportunidade, o colombiano Borja, atualmente no Palmeiras, marcou os quatro gols que deixaram o São Paulo para trás.

O desempenho ruim é reflexo no número de títulos do clube nos últimos anos. O jejum pode completar sete anos ao fim desta temporada. O último caneco oficial levantado foi o da Sul-Americana de 2012 sobre o Tigre, da Argentina. A seca é ainda maior no Paulistão, competição que o São Paulo não ganha desde 2005.

Outro time que tem enfrentado seguidas eliminações também é tricolor, mas do Rio de Janeiro. O Fluminense não conquista um título desde abril de 2016, quando foi campeão da Primeira Liga sobre o Athletico-PR. Na década, o Flu já totaliza 20 no período. As eliminações nas semis da Copa do Brasil de 2015 para o Palmeiras e da Sul-Americana de 2018 para o Athletico-PR são algumas das quedas importantes da equipe carioca desde então.

Veja a lista completa por clube abaixo:

Foto: GEEliminações
Eliminações

Número de eliminações dos times da Série A nesta década — Foto: GloboEsporte.com

Do outro lado estão Goiás e Santos, times com menos eliminações no período. Cada um deixou uma competição mais cedo 11 vezes. Pelo Peixe, uma dura queda ocorreu em 2012. A equipe comandada por Muricy Ramalho ficou próxima do bicampeonato da Libertadores, mas deixou mais cedo a competição ao ser batida pelo rival Corinthians, que viria a ser o campeão daquela edição.

Pelo Esmeraldino, o título da Copa do Brasil de 2013 não veio após a equipe de Enderson Moreira cair para o Flamengo na semifinal da competição. Foi o mais perto que o Goiás chegou de conquistar um título nacional no período.

Outro clube com destaque pelas poucas eliminações na década é o Internacional. São apenas 13 de 2011 para cá. A queda para o Tigres na semifinal da Libertadores de 2015 foi a mais marcante e contribuiu para a demissão do uruguaio Diego Aguirre, duas semanas depois.

Fonte: GloboEsporte.com