Futebol

Vasco possui a melhor campanha nos estaduais das regiões Sudeste e Sul

O Vasco comandado por Alberto Valentim conquistou uma posição de luxo no primeiro semestre do ano: campeão invicto, 100% no “primeiro turno” do Campeonato do Rio de Janeiro, e ainda a melhor campanha entre todas os clubes das primeiras divisões dos estaduais nas regiões Sudeste e Sul.

Sete vitórias em sete jogos, 13 gols marcados e apenas dois sofridos. Com a defesa menos vazada, o ataque que mais fez gols (ao lado de Fluminense e Flamengo) e a invencibilidade nas costas, o time conseguiu equilíbrio entre defesa e ataque, mesclando jogadores na fase de grupos e apostando num grupo fisicamente mais bem preparado.

A fraca campanha no Campeonato Brasileiro de 2018, com fuga do rebaixamento na última rodada e o rótulo de uma das defesas mais vazadas entre os clubes da Série A (91 gols em 67 jogos), fez com que o técnico Alberto Valentim desse mais atenção ao sistema defensivo e trabalhasse na construção de um time menos vulnerável.

E como o Vasco não participará das competições da Conmebol, como Libertadores e Sul-Americana, optou por fazer do Campeonato Estadual a sua preparação definitiva para o Brasileiro. Mas o bom desempenho até aqui não ilude o treinador do Vasco:

“Se nós acharmos que já está ótimo, seria falta de inteligência. Eu falo para pedalar forte, pés no chão. Estamos apresentando um bom futebol, mas há uma margem de melhora muito grande. Nós queremos fazer um Vasco forte, dentro da realidade. O Vasco vai brigar por título no Brasileiro? Muito difícil. É pontos corridos, e nós temos, hoje, uma realidade diferente da dos outros times. Nós não estamos nos iludindo com bons resultados contra equipes menores. Nós estamos jogando futebol”.

COPA DO BRASIL

O time faz seu segundo jogo pela Copa do Brasil nesta quarta-feira (20), enfrentando o Serra-ES, às 21h30 (de Brasília), no Kleber Andrade, em Cariacica. Valentim deve repetir a formação que iniciou a final da Taça Guanabara, no domingo, com Bruno César no lugar de Thiago Galhardo, em recuperação de edema na coxa esquerda.

O Vasco deverá jogar com: Fernando Miguel, Cáceres, Leandro Castán, Werley e Danilo Barcelos; Raul, Lucas Mineiro e Bruno César; Yago Pikachu, Maxi López e Marrony. O clube tem de vencer para se classificar à terceira rodada da competição. Se houver empate, a decisão será em cobrança de pênaltis.

O Serra-ES tem apenas um ponto em 12 disputados no Campeonato Capixaba. O técnico Cleiton Marcelino não confirmou o time mas deve manter a formação que eliminou o Remo-PA na primeira fase da competição: Walter; Gilmar Baiano, Rodrigo Lacraia, Renato e Peu; Caetano, Guilherme Pitty e Emílio; Rodrigo Pardal, Lessinho e Rael.

Fonte: Futebolzinho
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário