Política

Vasco prepara defesa de Juninho Pernambucano no STJD

Depois do clássico contra o Botafogo, às 21h desta quinta-feira, no Engenhão, o Vasco terá outra decisão pela frente na tarde de sexta-feira. Mas não será em São Januário e nem mesmo no limite das quatro linhas. Trata-se do julgamento de Juninho Pernambucano, principal destaque do time atualmente, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), referente à acusação de ter ido ao vestiário antes de seguir para o exame antidoping, para o qual foi sorteado, após empate com a Ponte Preta, em 23 de setembro, em Campinas. A defesa do Reizinho é preparada em silêncio, mas será baseada em dois pontos principais.

A possibilidade de punição seria inédita no futebol brasileiro e tem origem no fato de que a Fifa quer apertar o cerco quanto à prática a partir de 2013. Assim, a ameaça se tornou, nas palavras do procurador Paulo Schmitt, uma \"medida pedagógica\" e não deve mesmo render a suspensão máxima, que chega até a dois anos, e teria de carregar consigo provas de que houve a adulteração na urina.

O departamento jurídico do clube usará a conduta impecável do meia dentro e fora dos campos ao longo dos 20 anos de sua carreira e também explorará o aspecto de que vários jogadores repetem o mesmo caminho nos estádios por questões logísticas e por haver uma conivência rotineira dos profissionais presentes. A tendência é que haja testemunhas para corroborar o argumento de que a acusação, por si só, já valerá como alerta, sem necessidade de prejudicar as equipes.

Além disso, o lateral Juan, do Santos, terá a mesma acusação julgada no início da noite desta quinta e o veredicto será um termômetro para o futuro de Juninho e do goleiro Ricardo Berna, do Fluminense, que também teve a irregularidade flagrada pela comissão antidopagem.

- Não posso falar sobre estratégia e proibi nossos advogados de se pronunciarem - informou o vice jurídico do Vasco, Aníbal Rouxinol, que se aborreceu quando informado da acusação.

Mesmo que sejam descaracterizados os artigos 2.3 e 2.5 do Regulamento de Controle de Dopagem da CBF/2012, que discorrem sobre recusa a fazer o exame ou falta de justificativa válida para realizá-lo e adulteração de componente do mesmo, que ferem a chamada \"Cadeia de Custódia\", os jogadores ainda podem pegar um gancho de uma a seis partidas, por responderem ao artigo 258 (assumir conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o que pode praticamente encerrar a temporada.

O camisa 8 cruz-maltino estará em campo mais tarde, apesar de não ter treinado em virtude de uma conjuntividade na quarta-feira. Apreensivo e chateado com a situação, ele conversou com o diretor jurídico do clube, Fernando Lamar, durante a atividade dos companheiros, no CT do CFZ, e foi tranquilizado sobre a confiança em absolvê-lo. Aos 37 anos, Juninho só tem contrato com o Vasco até o fim do ano e ainda não sabe se o estenderá. Caso o tribunal seja rígido, pode atrapalhar os planos do Reizinho, que sonha ser novamente campeão da Libertadores pelo clube.

Fonte: ge
  • Domingo, 21/12/2025 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 2
    Copa do Brasil Maracanã
  • Quinta-feira, 15/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Maricá Maricá
    Campeonato Carioca São Januário
  • Domingo, 18/01/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Sábado, 31/01/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Jogos
Vitórias 0 (0,00%)
Empates 0 (0,00%)
Derrotas 0 (0,00%)
Total 0
Gols
Marcados 0 (0,00%)
Sofrido 0 (0,00%)
Total 0
Saldo 0
Cartões
Amarelos 0 (0,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 0