Clube

Vasco pretende usar São Januário para ações de marketing

O Vasco assinou, na noite da última quarta-feira (13), contrato de cessão do estádio de São Januário para a quinta edição dos Jogos Mundiais Militares, a serem realizados no Rio de Janeiro nos dias 20, 22 e 24 de julho de 2011. O intuito do clube é fazer parte do calendário de eventos até os Jogos Olímpicos, em 2016, e explorar o potencial turístico gerado até a data.

Uma das apostas do departamento de marketing do time carioca é o próprio estádio, São Januário. Há planos para reformar a sala de troféus e criar um museu com artigos relacionados à trajetória do Vasco e do estádio. Além das duas iniciativas, há projetos que deverão explorar o viés turístico do estádio, mas que dependem de leis de incentivo governamentais para que possam ser colocados em prática.

Outra proposta é criar novos produtos licenciados, inspirados em São Januário, com o intuito de aumentar a gama de itens oferecidos ao torcedor. \"Uma possibilidade é criarmos uma miniatura do estádio\", antecipa o diretor de marketing do time carioca, Marcos Blanco, à Máquina do Esporte.

Recentemente, o Vasco se comprometeu a ceder a arena para uso em partidas de rúgbi durante os Jogos Olímpicos. Devido às alterações que terão de ser feitas no gramado, o ex-presidente do clube e atual presidente do Conselho de Beneméritos, Eurico Miranda, sedento por impor obstáculos à gestão de Roberto Dinamite, questionou o projeto e disse ser, a princípio, contra.

A construção de São Januário foi finalizada em 1927. À época, a associação que era composta pelos maiores clubes do Rio de Janeiro impôs ao Vasco que eliminasse do time doze jogadores, entre negros e operários, sob o argumento de que o clube não possuía um campo adequado para a prática do futebol.

Entre 1924 e 1926, então, a direção do time foi em busca de contribuições financeiras entre habitantes da região e membros de comunidades portuguesas. O esforço foi recompensado, e São Januário, inaugurado em 21 de abril de 1927, contra o Santos, foi o maior estádio do Brasil até a construção do Pacaembu e, posteriormente, do Maracanã.

Fonte: Máquina do Esporte
  • Quarta-feira, 22/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 2
    Independiente Medellín Independiente Medellín 2
    Copa Sul-Americana Atanasio Girardot
  • Sábado, 25/07/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 29/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Spinelli 7
Jogos
Vitórias 14 (37,84%)
Empates 10 (27,03%)
Derrotas 13 (35,14%)
Total 37
Gols
Marcados 51 (53,13%)
Sofrido 45 (46,88%)
Total 96
Saldo 6
Cartões
Amarelos 71 (89,87%)
Vermelhos 8 (10,13%)
Total 79