Clube

Vasco quebra tabu que durava desde 2019

A vitória do Vasco contra o Água Santa nos pênaltis, nesta quinta-feira, pela Copa do Brasil, foi dramática pela forma como foi construída, com a virada sofrida no tempo normal e o empate nos acréscimos. No entanto, serviu para lavar a alma do torcedor vascaíno e pôr fim à "maldição da segunda fase" após duas eliminações precoces nesta mesma fase nos pênaltis.

Com a classificação, o Vasco chega acaba com outra marca que incomodava seus torcedores. O clube não se classificava às semifinais do Cariocão e à terceira fase da Copa do Brasil no mesmo ano desde 2019.

O Vasco abriu 2 a 0 de vantagem no primeiro tempo e dominava a partida, mas sofreu o gol pouco antes do intervalo. No segundo tempo, a equipe "não voltou para o jogo" e sofreu a virada para o Água Santa. Piton arrancou o empate no fim e levou o jogo para os pênaltis, onde o final foi feliz para os vascaínos.

Em particular, havia um fantasma para esta partida desta quinta-feira. Nos últimos dois anos, o Vasco foi eliminado para o ABC, em 2023, e para a Juazeirense, em 2022, na segunda fase da Copa do Brasil nas penalidades. No ano passado, a eliminação foi em São Januário.

Em 2023, a equipe de Maurício Barbieri foi eliminada após Pedro Raul e Luca Orellano perderem suas penalidades. O ex-atacante do Vasco teve a chance de decidir a classificação durante as cinco primeiras cobranças, mas isolou a oportunidade.

Durante a disputa desta quinta-feira, Payet, Lucas Piton, Sforza e Vegetti cobraram as penalidades e marcaram para o Vasco. Dos quatro batedores, três são os principais destaques do time, mas um "intruso" apareceu - ou melhor, pediu para aparecer.

Segundo a transmissão do sportv, Sforza pediu a bola para bater o terceiro pênalti do Vasco e converteu a oportunidade. O jovem argentino, contratado recentemente, havia entrado no segundo tempo da partida e mesmo assim foi um dos cobradores.

-Não me surpreende. Ele jogou em uma liga muito competitiva como a argentina. Tem muita personalidade. É um cara que vai ajudar muito a gente - disse Emiliano sobre Juan Sforza.

Após Sforza marcar, coube a Vegetti sacramentar a classificação, com frieza e categoria, para deslocar o goleiro. O camisa 99 converteu todos os pênaltis que cobrou desde que chegou ao Vasco - este foi o quarto.

Com a vitória nos pênaltis, o Vasco chegou a R$ 5,4 milhões em premiações, garantiu-se na terceira fase da Copa do Brasil e encerrou traumas recentes na competição. Agora, o foco volta para o Cariocão. A equipe enfrenta o Nova Iguaçu no domingo, às 18h, no Maracanã, pela semifinal do estadual.

Fonte: ge
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário