Clube

Vasco questiona renovação da dupla Fla-Flu no Maracanã e estuda medidas

A renovação do termo de permissão de uso do Maracanã à dupla Flamengo e Fluminense pegou o Vasco de surpresa. O Cruz-Maltino já havia demonstrado intenção de participar da gestão do estádio e sinalizou proposta aos órgãos públicos. Agora, avalia novos passos.

Internamente, há contestações sobre os termos para que a prorrogação do vínculo com os rivais fosse alinhada. O clube de São Januário aguarda um posicionamento oficial do Governo do Estado para se pronunciar. A notícia gerou mal-estar e a extensão do contrato chegou a ser classificada como "absurda", segundo pessoas ouvidas pelo UOL Esporte.

Um dos pontos indicados pelo Vasco é que, nas renovações anteriores, não havia outros interessados na administração do Maracanã. Agora, porém, o cenário é diferente, com o Cruz-Maltino na briga — em uma parceria com a WTorre e a Legends.

Na Colina, salienta-se também que o calendário do futebol brasileiro já terminou, o que faz com que uma mudança na gestão não ocasione prejuízo esportivo aos clubes envolvidos. Esse é um dos argumentos que vem sendo usado nas justificativas para a manutenção dos acordos.

Outro debate à mesa é que, na visão do Vasco, os atuais permissionários infringiram o atual contrato ao impedir o Cruz-Maltino de utilizar o estádio — o time atuou no estádio após uma briga judicial —, e chegaram a ser notificados pelo Estado. Para a cúpula do clube, diante de um novo interessado, se deveria ter um novo chamamento público para a escolha da melhor proposta.

Recentemente, membros da 777 Partners, empresa que adquiriu 70% das ações da SAF, estiveram com o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) Marcio Pacheco. O vereador Alexandre Isquierdo também esteve no encontro.

Pacheco determinou a suspensão do processo de concessão pública do Maracanã, que aconteceria no dia 27 de outubro, a partir de um pedido da secretaria-geral de controle externo do próprio TCE.

Papéis mantidos

Recentemente, o Fluminense divulgou que obteve as certidões negativas de débito (CND's) e, assim, concluiu o "processo de habilitação para participar da licitação do Maracanã". Nesta renovação, porém, os moldes do contrato anterior foram mantidos, e o Tricolor permanece como interveniente anuente, enquanto o Flamengo como permissionário.

A ideia é que o clube das Laranjeiras se torne parceiro do Rubro-Negro em uma nova gestão, caso a dupla vença a concessão.

Fonte: UOL
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir