Futebol

Vasco repete marca negativa de 1990

O sinal de alerta está ligado em São Januário. Com apenas três pontos ganhos e ocupando a incômoda 19ª posição na tabela de classificação, o Vasco alcançou no último sábado uma marca negativa: o torcedor cruz-maltino não sabia o que era passar as seis primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro sem vitória desde 1990. Há 25 anos, o jejum foi ainda maior e o primeiro triunfo só foi alcançado na 10ª rodada.

Desde então, as duas piores marcas tinham sido em 1991 e 2004, quando o Vasco conseguiu vencer apenas na sexta partida. Com a derrota por 2 a 0 para o Atlético-PR na Arena da Baixada, o Vasco do técnico Doriva acumula três empates, três derrotas seguidas e cinco jogos sem marcar gol - três em sequência - no Brasileirão. A equipe tem apenas uma bola na rede no torneio: do volante Lucas contra o Internacional. É o pior ataque ao lado do lanterna Joinville. 

A má fase vai além. A última vitória foi no dia 3 de maio, diante do Botafogo, na final do Campeonato Carioca. No total, são oito jogos sem vencer (somados mais dois empates contra o Cuiabá pela Copa do Brasil). Isso aconteceu pela última vez em junho de 2009. Na época, a série teve sete empates e uma derrota.

- É difícil. Não queríamos estar nessa situação. Nos três primeiros jogos tivemos boas atuações, mas não saíram os gols. Só empates. Depois nos outros dois (Atlético-MG e Ponte Preta) demos uma caída. Diante do Atlético-PR voltamos a um bom nível. Mas ainda assim perdemos. Temos que trabalhar, focar, corrigir as coisas e continuar acreditando. Em momento algum desconfiamos do nosso elenco. Temos qualidade e já demonstramos isso. Precisamos reencontrar o caminho das vitórias. Elas nos darão equilíbrio e confiança - frisou Doriva.

Apesar da irregularidade, a comissão técnica segue recebendo apoio do presidente Eurico Miranda e da diretoria vascaína. Foi assim na semana passada, logo após a derrota para a Ponte Preta em São Januário. O respaldo e a segurança no cargo, aliás, foram alguns dos motivos que levaram Doriva a declinar uma proposta recente do Grêmio.

- Decidi ficar no Vasco por conta da confiança que todos passam para mim. Isso vai acontecer sempre. Futebol é desgastante no momento de tomar decisões, mas me sinto respaldado pela diretoria. Durante a semana reforçaram essa situação da confiança para eu desenvolver meu trabalho. Me sinto confiante e sei que vamos sair dessa - encerrou o treinador.

O Vasco volta ao Rio na manhã deste domingo e o elenco se reapresenta na segunda-feira em São Januário. A próxima chance para reencontrar o caminho das vitórias será no sábado, contra o Cruzeiro, em São Januário. Neste jogo, Doriva terá os retornos de Jordi, Guiñazu e Gilberto, que cumpriram suspensão diante do Furacão.

Fonte: ge
  • Domingo, 07/12/2025 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético-MG Atlético-MG 5
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • Quinta-feira, 11/12/2025 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 14/12/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 22 (32,84%)
Empates 19 (28,36%)
Derrotas 26 (38,81%)
Total 67
Gols
Marcados 91 (50,28%)
Sofrido 90 (49,72%)
Total 181
Saldo 1
Cartões
Amarelos 143 (93,46%)
Vermelhos 10 (6,54%)
Total 153