Futebol

Vasco repetirá seqüência de clássicos de 2005

A fuga do rebaixamento e ter dois clássicos em seqüência lembram muito uma situação que o Vasco passou há dois anos. Em 2005, o clube entrou no mês de outubro nas últimas posições na tabela e teve os mesmos adversários que terá pela frente: um clássico contra o Botafogo, que acontece neste domingo e outro contra o Flamengo, que será realizado na próxima quinta-feira. Mas, naquele ano, o Gigante da Colina soube sair com maestria desta situação.

O jogo contra o Botafogo foi realizado em São Januário e era a repetição de uma das partidas anuladas pela CBF, devido à manipulação de resultados pelo árbitro Edílson Pereira de Carvalho. No duelo, com o gol de Romário, o Vasco venceu por 1 a 0 e quebrou uma seqüência de oito partidas sem vitória, mesmo jejum que persegue a equipe hoje.

No jogo seguinte, contra o Flamengo, o Gigante da Colina teve outra vitória em partida também disputada em São Januário: 2 a 1, com gols de Wagner Diniz e Romário. Na época, a vitória afastou a equipe de vez do rebaixamento.

Com estes dois triunfos, o Vasco embalou e venceu cinco dos nove jogos restantes do Brasileiro, terminando o torneio na 12ª colocação e se classificando para a Copa Sul-Americana do ano seguinte, fato inesperado na época.

Como poucos esperam que o Vasco consiga chegar à Libertadores, historicamente, uma vitória no clássico pode ser uma anunciação. Afinal, o Vasco terá os mesmos rivais pela frente e está perto da zona de rebaixamento.

Fonte: Lancepress
  • Terça-feira, 07/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Barracas Barracas 0
    Copa Sul-Americana Estádio Florencio Sola
  • Sábado, 11/04/2026 às 16h30
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mangueirão
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 7 (35,00%)
Empates 7 (35,00%)
Derrotas 6 (30,00%)
Total 20
Gols
Marcados 27 (55,10%)
Sofrido 22 (44,90%)
Total 49
Saldo 5
Cartões
Amarelos 33 (91,67%)
Vermelhos 3 (8,33%)
Total 36