Clube

Vasco representa o Brasil em hub global de inovação

Discutir maneiras de enfrentar melhor os desafios da transformação digital no futebol e impulsionar a inovação tecnológica. Foi partindo desta premissa que dez clubes espalhados pelo mundo criaram a Sport Innovation Alliance (SIA). São eles: Vasco (Brasil), Real Sociedad (Espanha), Cagliari (Itália), Feyenoord (Holanda), Legia Warsaw (Polônia), Al-Ittihad (Arábia Saudita), Atlético Nacional de Medellín (Colômbia), Universidad Católica (Chile), Sporting Cristal (Peru) e Peñarol (Uruguai). Em breve, novos clubes serão anunciados.

O projeto trabalhará quatro frentes principais: tecnologia, pesquisa, crescimento de receita e colaboração técnica. Conferências, amistosos e torneios de e-Sports, que serão realizados nos estádios dos clubes participantes, também estão nos planos. O Vasco, como um dos fundadores, terá condições mais favoráveis para fechar negócios em relação aos que ainda entrarão.

Tendo o Real Sociedad como um dos idealizadores da SIA, a sede física do hub de inovação deve ser no Estádio Anoeta, casa da equipe espanhola.

“É uma iniciativa pioneira no futebol brasileiro, mas que chegou atrasada. Precisamos discutir estas novas formas de negócios e receitas urgentemente, mesmo se ainda não estivermos com clubes preparados para elas. O primeiro passo é conhecer, se relacionar, criar conexões e experiências. Os innovation hubs já são uma realidade no mundo. A grande novidade desse que criamos é a ideia de ser coletivo e juntar a força de muitos clubes em torno de um único projeto. É algo bastante inovador e foi uma honra ter conduzido isso”, disse Bruno Maia, que participou ativamente da criação do projeto enquanto ocupou o cargo de Vice-Presidente de Marketing do Vasco, em entrevista ao MKTEsportivo.

De acordo com o executivo, os patrocinadores dos clubes também terão papel fundamental no projeto. As equipes trabalharão para proporcionar aos parceiros comerciais um maior retorno sobre o investimento, o que inclui encontrar soluções de transformação digital e desenvolver novas tecnologias em áreas como inteligência artificial, Big Data e blockchain.

“O Hub será um meio de fomento de novas idéias de negócios que existam no mercado. Essa união deles permitirá dar maior visibilidade e escala a bons negócios e produtos que venham a surgir. Os patrocinadores certamente terão papel fundamental, sobretudo aqueles que entenderem que os benefícios de investir em esporte vai muito além da exposição de marca em camisa. Trazê-los pro jogo da inovação também é papel dos clubes envolvidos”, completou o executivo da área esportiva.

Por fim, a SIA também atuará para garantir aos clubes parcerias com empresas e desenvolvedores de tecnologia, oferecendo um processo de certificação. De diferentes maneiras, gigantes como FIFA, UEFA, Bayern de Munique, Barcelona e Liverpool já investem no desenvolvimento de tecnologias para atender demandas vinda de torcedores e parceiras comerciais.

Fonte: MKT Esportivo
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir