Futebol

Vasco SAF quer montar time competitivo para 2023

Estar na primeira divisão é o mais importante que pode acontecer ao Vasco neste ano de 2022. Com os esforços sendo feitos para melhorar a estrutura e condição de trabalho, a direção do futebol da SAF planeja um 2023 com a equipe mais sólida  e um elenco capaz de não dar sustos em competições que virão.

Comandado por Paulo Bracks e com o suporte pleno da 777 football group, o planejamento passa por prestigiar o atual elenco formado por aletas que tem se dedicado integralmente e tentado trazer ao torcedor o tão desejado acesso. A obsessão, decantada pelo executivo em sua apresentação, é a palavra de ordem. No entanto, a vontade do board da Vasco SAF é fazer um time muito competitivo em 2023, sem  alardear tanto para não desprestigiar o grupo atual que luta para subir.

Mas é inevitável pensar já no que virá. Reforçado pelo chefe scout do Genoa Sebastian Arenz, que chegou ao Rio de Janeiro para ajudar na busca e seleção dos melhores para um novo time em 23, o departamento de análise de mercado é uma meta da gestão Bracks, que já trouxe Rafael Barros, analista que estava no Coritiba e prestou serviços para clubes na Europa. Investimento em softwares e logística de observação estão na lista de prioridades. Witor Bastos, atual chefe scout do Vasco, é muito elogiado pelos contatos e conhecimento e já vem adiantando nomes que em breve receberão proposta oficial do futebol cruzmaltino. Witor esteve este ano na Argentina e Uruguai e já amarrou algumas situações que podem evoluir.

Martin Ojeda, meia atacante do Godoy Cruz da Argentina foi um dos procurados através de seus agentes. Muito valorizado e com chances de ir para o futebol europeu, o canhoto chegou a ser procurado pelo Botafogo, que quase o contratou, mas não conseguiu. O Vasco quer o atleta, assim como Marcinho, atacante brasileiro que está no Japão e que atuou no Brasil por Inter e Fortaleza. Marcinho é um dos destaques do futebol japonês e o Vasco estaria disposto a pagar a sua multa de rescisão. Facundo Farias, meia do Cólon, é outro mapeado. Jogador de 20 anos e com perfil 777, o meia atacante é uma das joias do futebol portenho e também está no radar.

Mas nem só de repatriados e sul americanos é feita a busca dos scouts do Vasco. Atletas de primeira divisão do Brasil também estão no radar e clubes como Atlético Paranaense, destaque no ano na Libertadores por formar um time jovem e competitivo, Fortaleza, Ceará e outros emergentes, são alvo. Tratativas já se adiantam para propostas oficiais a alguns atletas destes times. Pedro Henrique, Abner, Khellven e Terans são nomes que poderiam interessar no Furacão.

Além de elenco, está também na mira a permanência de Jorginho como comandante do time neste novo planejamento. Novos profissionais de uma comissão forte poderiam ser contratados, mas o campeão do mundo agrada pelo perfil conhecedor do clube e por saber bem onde o Vasco precisa reforçar. Jorginho sabe, conforme afirmou em sua apresentação, que precisa mostrar serviço e subir o time para a série A. Com isso, ganharia moral e força para a continuidade. “Todos estão sendo avaliados dentro do futebol do Vasco. Claro que um bom trabalho nestes jogos até o final da série B sera balizamento para a permanência de boa parte do grupo”, afirmou Paulo Bracks na apresentação de Jorginho. O próprio treinador sabe que este é um momento único com estrutura, dinheiro e tempo para se desenvolver um grande planejamento em 2023. “Quero estar aqui e sei que preciso mostrar trabalho e resultados a quem comanda”, disse o treinador.

Investimento pesado, novos acertos de contrato com alguns do atual elenco, valorização da base e uso de talentos que ainda não foram aproveitados. Tudo pronto para começar um ano melhor, mas nada será mais fortalecido com o acesso em 5 de novembro. Em Itú, pensando como a cidade do interior de São Paulo, se inicia um grande projeto, um que possa resgatar a força e tradição de uma marca adormecida em tantos anos. Hora de acordar!

Fonte: Canal 'Atenção, Vascaínos!'
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir