Clube

Vasco segue sem apresentar o balanço do associativo

Um mês após o prazo determinado por lei, o Vasco associativo ainda não publicou o balanço financeiro referente ao ano de 2023. O atraso completa 30 dias nesta quinta-feira.

O relatório deveria ter sido divulgado até o dia 30 do mês passado. Na ocasião, o presidente Pedrinho e seus pares culparam a gestão anterior, de Jorge Salgado, pela desorganização dos números - ao ge, o VP Jurídico Felipe Carregal Sztajnbok chegou a dizer que a publicação ocorreria em "um curto espaço de tempo, de alguns dias".

A reportagem solicitou novo posicionamento do CRVG, que respondeu que trabalha para apresentar o balanço "o mais breve". Veja:

"No dever de trazer transparência e precisão no balanço e considerando que inúmeras informações da gestão anterior precisavam ser corrigidas por uma equipe multidisciplinar, estamos empenhados na sua publicação o mais breve".

A antiga Lei Pelé foi absorvida pela Lei Geral do Esporte, mas manteve a sujeição a penalidades para as instituições desportivas que não cumprem com o prazo obrigatório - assim como fez a SAF. Desde 1998, a legislação brasileira prevê obrigações contábeis de ligas desportivas, entidades e clubes. Em caso de não cumprimento, há possibilidade até de afastamento de presidente.

Leia o que diz a Lei Geral do Esporte no artigo 63:

"§ 2º As organizações esportivas que violarem o disposto neste artigo ficam ainda sujeitas:

I – ao afastamento de seus dirigentes; e

II – à nulidade de todos os atos praticados por seus dirigentes em nome da organização, após a prática da infração, respeitado o direito de terceiros de boa-fé.

§ 3º Para fins de aplicação do § 2º deste artigo, consideram-se dirigentes:

I – o presidente da organização esportiva, ou aquele que lhe faça as vezes; e

II – o dirigente que cometeu a infração, ainda que por omissão."

Fonte: ge
  • Quinta-feira, 13/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Palmeiras Palmeiras 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir