O Vasco conseguiu um passo importante no planejamento da temporada, com a classificação às semifinais da Copa do Brasil, mas já precisará virar a chave para reverter a situação complicada no Brasileirão e quebrar uma escrita incômoda em São Januário.
A equipe comandada por Fernando Diniz não vence em sua casa pela competição desde o dia 17 de maio, quando superou o Fortaleza por 3 a 0. Esse foi o único triunfo do técnico como mandante no Brasileiro até aqui.
Desde então, já são quase quatro meses sem triunfos pelo Brasileirão no estádio, com duas derrotas e dois empates no período. Essa é a segunda pior campanha do Vasco como mandante na era dos pontos corridos, à frente apenas de 2015.
Em São Januário, o time tem três vitórias, três empates e quatro derrotas. A equipe só derrotou Santos, Sport e Fortaleza em seu estádio, três times que também brigam contra a zona de rebaixamento.
O cenário contrasta com o desempenho como visitante. Longe de casa, o Vasco ostenta o melhor ataque do campeonato, com 18 gols, e mostrou força na última rodada ao derrotar o Sport por 3 a 2, na Ilha do Retiro.
A dificuldade em transformar São Januário em um aliado, no entanto, tem custado pontos preciosos e se reflete na tabela. O Vasco é apenas o 15º colocado, com 22 pontos. A expectativa é de que a classificação na Copa do Brasil agora sirva também como combustível para dar confiança e espantar a sequência negativa em São Januário.
O compromisso deste domingo é encarado como decisivo não apenas pelo peso de retomar a confiança do Vasco como mandante, mas também pelo confronto direto na briga contra o Z-4. Uma vitória deixaria o time carioca a um ponto do próprio Ceará, atual 11º colocado, com 26 pontos, e embolaria ainda mais a situação na tabela.