O sentimento não parou e o Vasco levará o ano de 2009 para sempre na memória. A disputa da Segunda Divisão marcou o reencontro do time com a torcida, que abraçou diretoria, comissão técnica e jogadores de forma quase incondicional. Entre tropeços e algumas turbulências, o Cruzmaltino deu o primeiro passo rumo a tão sonhada reestruturação.
Dentro de campo, o Gigante da Colina chegou a surpreender em alguns momentos. O time completamente novo comandado por Dorival Júnior teve atuações convincentes no Campeonato Carioca, com direito a vitórias marcantes sobre Flamengo e Botafogo. Na Copa do Brasil, a duelo parelho com o Corinthians deixou a impressão de que a Série B seria apenas o palco do desfile vascaíno.
Com exceção de alguns contratempos, foi praticamente isso que aconteceu. Mesmo sem mostrar um futebol brilhante, o Vasco conquistou o título antecipado da Segunda Divisão, para a alegria dos torcedores que lotaram o Maracanã diversas vezes na temporada.
Confira os números do time no ano:
*Vitórias: 40
*Derrotas: 8
*Empates: 16
Gols pró: 115
Gols contra: 49
Colocação em cada campeonato que disputou:
Campeonato Carioca: 3º (Nota do SuperVasco: fora do Tapetão, o Vasco foi o time de melhor campanha)
Copa do Brasil: 3º
Brasileiro Série B: 3º (Nota do SuperVasco: na verdade o Vasco foi o 1º colocado da série B. A matéria foi transcrita do Lancenet.)
Artilheiro no ano:
Elton: 28 gols em 52 jogos
Momento marcante:
A vitória sobre o América, de Natal, que garantiu o título da Segunda Divisão dentro do Maracanã lotado.
Momento para esquecer:
A goleada de 4 a 0 sofrida para o Botafogo, na semifinal da Taça Rio, que eliminou o clube do Estadual.
Mais lidas