Vasco tem campanha de postulante para vaga na Libertadores

21/09/2019 às 08h15 - FUTEBOL

O discurso de Vanderlei Luxemburgo é o de fugir da "zona da confusão", como costuma dizer em suas entrevistas. Porém, desde que assumiu o Vasco, na quinta rodada, em um trabalho de reabilitação -- para ambos, técnico e clube --, o aproveitamento de pontos em campo está em um patamar bem acima. O time segue num ritmo que acompanha concorrentes que hoje miram uma vaga na Copa Libertadores.

Considerando somente as partidas em que o treinador esteve à beira do campo, o Cruzmaltino tem uma campanha de oitavo colocado no Campeonato Brasileiro. Atualmente, os seis primeiros têm lugar garantido na competição continental, mas o "G-6" poderá virar "G-9" se os três clubes que ainda disputam Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana terminarem nas seis primeiras posições.

Dos 23 pontos que a equipe conquistou até aqui na competição, 22 foram obtidos com Luxemburgo. O suficiente para distanciar o time em cinco pontos o time da zona de rebaixamento. Terminaram o primeiro turno pela 12ª colocação.

"Estou aqui até o fim do ano e pretendo ficar no ano que vem. Porque aí sim posso brigar por alguma coisa. Brigar para não cair é duro. Para cima nem olho porque não adianta. Depois que eu sair da confusão, posso olhar. Por enquanto, não", disse o treinador após a vitória sobre a Chapecoense por 2 a 1 no último sábado (14).

Na avaliação de Luxemburgo, o discurso franco, modesto sobre o que pode entregar tem ajudado na compreensão do clube e dos torcedores vascaínos: "Quando cheguei ao Vasco, minha obrigação era ajudar a tirar o Vasco da confusão e fazer um processo para o ano que vem. Falei a verdade. Se todos falassem isso, não haveria tantos treinadores despedidos. O presidente sabe que o Vasco vem se reconstruindo".

Veja a tabela a partir da 5ª rodada, quando Luxa assumiu:

1º Flamengo - 35 pontos

2º Palmeiras - 29 pontos

3º Santos - 27 pontos

4º Internacional 27 pontos

5º Corinthians - 27 pontos

6º Grêmio - 26 pontos

7º Bahia - 25 pontos

8º Vasco - 22 pontos

9º São Paulo - 22 pontos

10º Ceará - 19 pontos

11º Fortaleza - 19 pontos

12º Athletico-PR - 19 pontos

13º Altético-MG - 18 pontos

14º Botafogo - 18 pontos

15º Goiás - 15 pontos

16º Fluminense - 15 pontos

17º CSA - 13 pontos

18º Cruzeiro - 12 pontos

19º Avaí - 11 pontos

20º Chapecoense - 10 pontos

Fonte: UOL Esportes