Clube

Vasco tem nove vezes mais menções do que sua média no Twitter em 2019

Vasco. Nada mais, apenas Vasco. As redes sociais foram inundadas pelo nome do clube desde a sexta-feira passada, meme que começou com o ex-jogador Edmundo e o gosto por comentar o nome do clube em perfis de famosos. O viral pegou de tal modo que nem mesmo as finais da Taça Guanabara e da Copa São Paulo de Juniores, ambas disputadas pelo clube neste ano, tiveram tanta repercussão.

Os dados foram organizados pela Novelo, estúdio de data analytics do jornalista Guilherme Felitti. A quantidade de vezes em que o termo "Vasco" foi escrito no Twitter, na semana entre 11 e 17 de março, foi nove vezes maior do que a média vascaína nas semanas restantes deste ano. O pico ocorreu no último sábado, quando quase 555 mil tuítes com referências ao clube foram feitos por usuários na rede.

Onda espontânea nas redes sociais repercutiu muito mais do que finais disputadas pelo clube na Taça Guanabara, em 17 de fevereiro, e na Copa São Paulo de Juniores, em 25 de janeiro

Para que se tenha noção mais clara do alcance do meme, o termo "Vasco" teve quatro vezes mais menções na semana do que "Flamengo". Quando comparadas as médias semanais neste ano, flamenguistas levam vantagem com quase o dobro das citações.

Torcedores adversários tentaram emplacar um meme na direção contrária, com o nome da "Cabofriense", que ganhou de 2 a 0 do Vasco no domingo. Com pouco menos do que 16 mil menções, ainda que a média da pequena equipe tenha sido multiplicada em várias vezes, a resposta ao meme vascaíno ficou distante do mesmo engajamento.

As menções ao meme "Vasco" no Twitter

Na semana da brincadeira, entre 11 e 17 de março, referências ao nome do clube superaram em nove vezes a média semanal vascaína em 2019. Outros termos também entraram na onda

Marcas não costumam fabricar memes, por mais que façam impulsionamentos e posts pagos, e a mesma lógica se aplica a clubes de futebol. A chave para que um perfil institucional consiga participar da brincadeira, e talvez se beneficiar dela, está na rapidez com identifica a onda a caminho e na naturalidade com que surfa nela.

Administrado pelo departamento de marketing do Vasco, o perfil oficial reagiu rapidamente ao viral. Além de posts mais elaborados, como o que leva a foto do atacante argentino Maxi López no celular, o @VascodaGama disparou a mensagem "Vasco" para torcedores famosos. Participou da brincadeira no tempo certo e sem forçar a mão.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário