O Sport terá, contra um adversário direto na luta contra o rebaixamento, a chance de diminuir a distância para sair da zona de queda da Série A do Campeonato Brasileiro. O oponente, porém, defende um retrospecto recente positivo diante do Leão.
A equipe rubro-negra venceu apenas um dos dez jogos contra o Vasco da Gama. As equipes se enfrentarão no próximo domingo, às 20h30, na Ilha do Retiro.
A última vitória do Sport contra o Vasco ocorreu no dia 20 de outubro de 2018, em casa. Desde então, as equipes se encontraram em cinco oportunidades, com três vitórias da equipe carioca e dois empates.
Ao todo, no recorte de dez jogos, o Vasco venceu seis, três jogos empataram e o Leão somou uma vitória.
Este será o primeiro jogo entre as equipes na Ilha do Retiro, após o duelo marcado pela invasão da torcida rubro-negra devido à provocação do atacante Raniel, então no Vasco. Na ocasião, as equipes lutavam diretamente pelo acesso à Série A.
O empate, por 1 a 1, foi ruim para o Leão, que seguiu na Série B, enquanto o Cruz-maltino subiu de divisão naquele ano.
No jogo de ida, no primeiro turno, o Vasco venceu o Leão por 3 a 1.
Sport e Vasco voltam a se enfrentar em duelo com caráter decisivo. O Leão é o lanterna da competição, com dez pontos, enquanto o Alvinegro, com 19, é o 16º, primeiro fora da zona de queda.