Se fosse em Campos, dava um friozinho na barriga. Em São Januário, a conversa é outra. No próximo domingo, o Vasco encara o Americano defendendo um belo retrospecto na Colina nas duas últimas décadas.
O Gigante da Colina só perdeu uma das 21 partidas para o adversário no seu estádio. Foi no polêmico Campeonato Carioca 2002, que ficou conhecido como Caixão - em referência ao presidente da Federação, Eduardo Viana, o Caixa D\"Água. Parte dos times grandes priorizaram o Torneio Rio-São Paulo e esvaziaram a competição jogando com times reservas.
O Vasco, entretanto, utilizou praticamente o que tinha de melhor. Na oportunidade, foi derrotado pelo Americano por 4 a 3 em São Januário, no jogo que o eliminou da disputa pela taça. Claudemir e Ramon foram titulares. Morais começou na reserva e entrou no segundo tempo.
Nos outros 20 duelos na Colina, foram 12 vitórias e oito empates. No geral, Vasco e Americano já se enfrentaram 75 vezes, com 44 glórias dos cruzmaltinos contra 13 dos campistas. Houve ainda 18 igualdades.
Em Campos, porém, o Vasco não bate o rival desde 2000. Empatou por 1 a 1 em 2001 e perdeu as duas últimas, em 2002 e 2003, por 2 a 1 pelos Estaduais.
Mais lidas