Futebol

Vasco tenta quebrar um tabu contra o Londrina em São Januário; entenda

O Londrina defende um tabu diante do Vasco em São Januário, palco do jogo desta quinta-feira, às 21h30, pela 32ª rodada da Série B do Brasileiro.

Jogando na casa vascaína, o Tubarão tem 100% de aproveitamento e soma duas vitórias em duas partidas disputadas: 2 a 0 pelo Brasileirão de 1977; e 2 a 1 no ano passado, pela Série B.

Desta vez, a disputa é direta pelo acesso à Série A. O Londrina é o quinto colocado, com 45 pontos, três abaixo do Vasco, que abre o G-4.

A primeira vitória em São Januário foi histórica para o Londrina. Em fevereiro de 1978, os times fizeram uma partida decisiva, valendo vaga nas semifinais do Brasileirão de 1977 (a competição só acabou no ano seguinte).

Aquele jogo registrou o maior público da história de São Januário, com 40.209 pessoas. Vasco e Londrina chegaram à última rodada da terceira fase disputando a liderança do grupo S e a vaga nas semifinais.

– Não apagou nada daquele jogo da nossa lembrança. Eu classifico esse jogo como o mais importante da história do Londrina. As dificuldades foram dentro e fora de campo, com estádio superlotado, tanto que é até hoje o recorde de São Januário, e muita pressão principalmente para quem não era vascaíno – relembra Jota Mateus, da Rádio Paiquerê 91,7, que narrou aquela partida no estádio.

Baú do Esporte relembra histórico Vasco x Londrina

O Tubarão era a grande surpresa do campeonato. Após começar mal na competição e quase ser eliminado, o time passou pela repescagem e caiu no grupo que tinha, além do Vasco, Corinthians, Santos, Flamengo e Caxias.

Após vencer todos os jogos, o Londrina chegou em vantagem para encarar o Vasco e se classificava mesmo perdendo por um gol de diferença.

A partida teve cara de final. Alguns jogadores do Londrina decidiram nem comer no hotel com medo de uma possível sabotagem do rival. No dia da partida, a delegação ainda sofreu muito da saída do hotel até a chegada ao estádio cruzmaltino.

Em campo, o Londrina teve ainda que aguentar a pressão das arquibancadas, com garrafas e latas sendo arremessadas em vários momentos do jogo. Até as equipes de rádio tiveram que dar um jeito para superar qualquer problema com a torcida.

– O Londrina jogou com personalidade, jogou como se ele fosse o mandante. São Januário fosse dele, parecia que fosse o estádio dele. O Londrina jogou com personalidade e aproveitou o desespero do Vasco.

Com a bola rolando, o Londrina contou com grande atuação do goleiro Mauro, que parou o ataque vascaíno, e venceu com gols de Brandão e Carlos Alberto Garcia.

– O primeiro foi do Brandão. O Xaxá roubou a bola no meio, lançou, e o Brandão, que era um atacante rápido, ganhou na velocidade e bateu sem chances para o Mazaroppi. E o segundo gol, o Dirceu bateu a falta, eu me lembro bem, jogou a bola para o Garcia, e o Garcia ajeitou e mandou certeiro – relembrou Jota Mateus.

– O Londrina jogou com personalidade, jogou como se ele fosse o mandante. São Januário fosse dele, parecia que fosse o estádio dele. O Londrina jogou com personalidade e aproveitou o desespero do Vasco – comentou o narrador.

Mais um jogo decisivo

Sobre o jogo desta quinta-feira, Jota Mateus destaca que Vasco e Londrina chegam com perfis parecidos dentro da Série B e vê o Tubarão com chances de poder surpreender mais uma vez em São Januário.

– A receita em termos de coragem, de ousadia, de atrevimento, ela tem que ser. Eu cobro isso do Londrina hoje. O Londrina faz uns jogos muito apáticos. Essa apatia não pode existir. Tem que ser com coragem, com disposição. Os times estão muito parecidos nesta Série B. O Vasco tem maiores salários, alguns jogadores tecnicamente melhores dotados, mas a diferença não é tão grande – disse o agora comentarista.

– Eu acho que é perfeitamente possível uma nova vitória em São Januário. E até esse tabuzinho que existe aí, de dois jogos e duas vitórias. Facilita e melhora esse entusiasmo dos jogadores. Há limitações do Londrina e do Vasco, mas é uma Série B, não é uma primeira divisão como era em 77/78. Por isso, com todo mundo parecido, vai depender mais do Londrina do que do Vasco – finalizou.

Agenda do Londrina

  • Vasco x Londrina: 29/09, quinta, 21h30 - São Januário
  • Guarani x Londrina: 03/10, segunda, 20h - Brinco de Ouro
  • Londrina x Grêmio: 08/10, sábado, 16h30 - Estádio do Café
  • CSA x Londrina: 14/10, sexta, 19h - Rei Pelé

Fonte: Globo Esporte
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário