Finalista da última edição da Copa Sul-Americana, com o Cruzeiro, o técnico Fernando Diniz, recém-chegado ao Vasco, faz seu segundo jogo na competição pelo Vasco numa partida de vida ou morte para o cruz-maltino, hoje, às 19h, diante do Melgar-PER, em São Januário. O confronto direto, pela última rodada do Grupo G, vale a vaga nos playoffs da competição.
A conta é simples: o Vasco precisa vencer para ultrapassar os peruanos, atuais vice-líderes do grupo. Caso vença e garanta a segunda colocação, avança para os playoffs e encara um dos terceiros colocados da Copa Libertadores por uma vaga nas oitavas de final. Derrota ou empate eliminam a equipe de Diniz.
— Estamos em um processo de crescimento. O Vasco vai crescer. Com treinamentos, fazendo partidas como essa. Em jogos como hoje, tem muita coisa para corrigir. Os jogadores vão aprendendo. É um processo que precisa de tempo — analisou Diniz após a derrota frustrante no clássico diante do Fluminense, no último sábado, no Maracanã.
A favor do Vasco está o fator casa. O time ainda não perdeu jogando na Colina Histórica em 2025. O último compromisso no estádio foi a classificação na Copa do Brasil, nos pênaltis, após empate (1 a 1) no tempo normal contra o o Operário-PR.
A partida é também um dos últimos jogos do Vasco antes da parada para a Copa do Mundo de Clubes. Caso avance aos playoffs, a equipe só voltará em campo pela Sul-Americana em julho.
A competição, que no início do ano chegou a ser cogitada internamente como a melhor chance de o Vasco conquistar um título, ganhou contornos de dúvida após os péssimos resultados fora do país — um empate e duas derrotas, uma delas de goleada para o Puerto Cabello.
Com o momento irregular no Brasileirão, o cruz-maltino agora foca em se manter bem fisicamente até a parada e a janela de transferências.
Diniz tem dois desfalques para a partida de hoje: Hugo Moura, suspenso após expulsão na derrota para o Lanús-ARG na rodada passada, e Paulinho, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Mateus Cocão deve permanecer no time titular, com Sforza disputando posição.
O Melgar, que precisa de apenas um empate, vem de dois empates consecutivos no Campeonato Peruano, no qual ocupa a terceira colocação, e quatro jogos sem saber o que é derrota.