Futebol

Vasco tentará confirmar favoritismo diante do Boavista que não joga há 1 mês

Começa nesta terça-feira a terceira fase da Copa do Brasil, trazendo como grande novidade a entrada dos times da Libertadores. Entre jogos equilibrados e outros com ampla vantagem de um dos adversários, a competição considerada por muitos como a mais charmosa e democrática do país chega à fase de jogos com ida e volta.

O GLOBO preparou um ranking dos confrontos, classificando os confrontos mais e menos equilibrados. Confira:

1° Fortaleza x Ceará

O primeiro lugar entre os jogos mais equilibrados não poderia ser outro. Depois de ser o confronto final do Campeonato Cearense, o Clássico-Rei decide também quem passa para as oitavas da Copa do Brasil. Campeão na primeira decisão, o Fortaleza quer repetir o resultado, nem que seja também nas penalidades. Por outro lado, o Ceará de Guto Ferreira deseja passar por cima dos vices no estadual e na Copa do Nordeste, além da eliminação na Copa Sul-Americana, e nada melhor que uma classificação que pode render milhões contra o maior rival. Relembrando um dos chavões mais reproduzidos do futebol, “clássico é clássico”, e esse promete ser difícil para ambos os lados.

2° Fluminense x Red Bull Bragantino 

Fluminense x Red Bull Bragantino 

Embalados pelas boas campanhas nas competições internacionais que disputam, o tricolor carioca e o "Massa Bruta" prometem um confronto de alto nível técnico. Se por um lado a equipe paulista não poderá contar com o craque Claudinho no jogo de ida, o atacante Ytalo pode ser uma peça importante para Maurício Barbieri. São dois gols nos últimos dois jogos e sete em toda a temporada. Já o Flu tem o artilheiro e capitão Fred como a principal esperança para balançar as redes.

3° Corinthians x Atlético-GO 

Numa reedição da estreia do Campeonato Brasileiro, Corinthians e Atlético Goianiense fecham os confrontos entre times da Série A. Por um lado, os torcedores do Dragão podem se apegar no resultado do último domingo, quando a equipe de Eduardo Barroca venceu por 1 a 0 na Arena Corinthians. Mas por outro lado, os corintianos podem lembrar das chances criadas pela equipe, incluindo um pênalti, que parou em Fernando Miguel, melhor jogador da noite, e torcer para que a pontaria do time melhore. 

4° Chapecoense x ABC-RN 

Campeã da Série B da temporada 2020, a Chapecoense estreará na Copa do Brasil de 2021 contra o ABC. Vindo de uma dura derrota em casa para o Bragantino e de um vice-campeonato catarinense que resultou na queda do técnico Mozart, a Chape já deve ter o técnico Jair Ventura no comando na primeira partida na competição, e quer a vitória para que o trabalho comece com o pé direito. Já o ABC, que conquistou no último domingo, com gol do experiente atacante Wallyson, o segundo turno do Campeonato Potiguar, tenta repetir o feito da última fase, quando eliminou o Botafogo nos pênaltis. 

5° Avaí x Athlético-PR 

No duelo entre Santa Catarina e Paraná, o Athletico é favorito. Com um pé nas semifinais do Campeonato Paranaense com o time alternativo, classificado para as oitavas de final da Sul-Americana com cinco vitórias em seis jogos e com um triunfo na estreia do Campeonato Brasileiro, o Furacão promete ter mais uma boa temporada. No entanto, mesmo com a derrota por 2 a 0 para o Coritiba na estreia da Série B, o campeão catarinense Avaí possui jogadores experientes, como o lateral Edilson, o zagueiro Betão, o meia Bruno Silva e o camisa 10 Valdívia, e deve fazer dois jogos disputados com o vizinho do sul do Brasil.

6° Vila Nova-GO x Bahia 

Em Vila Nova-GO e Bahia, outro duelo entre vizinhos estaduais. E assim como em Avaí e Athletico, o time da Série A também é favorito no confronto. Campeão da Copa do Nordeste, o tricolor de aço impressionou na estreia no Campeonato Brasileiro com o 3 a 0 sobre o Santos, e embora não tenha ido bem na Sul-Americana, conta com a dupla Rodriguinho e Gilberto, além do recém-chegado Taciano, para buscar a classificação. Já o Vila Nova, que empatou com o Botafogo na primeira rodada da Série B, tenta repetir o feito de eliminar um clube da primeira divisão, como fez com o Juventude na segunda fase. 

Série B x Série D 

Nos duelos entre times da Série B e Série D, o Vasco enfrenta o Boavista, rival regional, enquanto o Cruzeiro joga contra o Juazeirense. Embora não tenham ido bem nos estaduais e na primeira rodada da segunda divisão, a Raposa e o cruzmaltino são os favoritos para passar para as oitavas de final. Entre os cariocas, o confronto é uma reedição do empate por 2 a 2 no Campeonato Carioca, quando o clube de Saquarema, que não entra em campo há um mês, saiu na frente e permitiu o empate. 

As chances da “zebra” aparecer 

Existem 25 animais no famigerado “jogo do bicho” do Rio de Janeiro, mas por ironia do destino, um dos mais falados por conta do jogo não está presente na relação. A zebra, tão lembrada pela conexão com o futebol, não faz parte do jogo da contravenção. Com isso, quando a expressão “dar zebra”, é mencionada, significa da impossibilidade de uma situação acontecer. Ou, no caso do esporte, da improbabilidade. E é assim que pode ser vista uma eliminação dos times da primeira divisão na outra metade dos confrontos da Copa do Brasil.

Fonte: - O Globo Online
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir