No que depender de apoio o Vasco já começará com o pé direito o ano de 2007. E não apenas na terra, pois até mesmo a parte espiritual está de acordo com o projeto Tóquio 2008, já que a partir do dia 3 de janeiro, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, o elenco vascaíno encontrará uma excelente infra-estrutura para sua pré-temporada e ainda uma bela imagem de Nossa Senhora Aparecida, Santa a qual Renato Gaúcho é devoto fervoroso e a quem o técnico recorre nas horas difíceis.
Estarão disponíveis para o Cruzmaltino as seguintes instalações: o parque aquático, vestiários, sala de musculação que contará com os aparelhos do clube, que chegarão nesta quarta-feira e, provavelmente, deverão ser doados pelo presidente Eurico Miranda para a Aman , pista de atletismo, duas pistas de cordas, espaço para tiro de mil metros na grama, dois ginásios cobertos e, é claro, um campo de futebol com arquibancada para cerca de três mil pessoas.
Segundo o Major Souto, chefe da sessão de educação física da Aman, o grande diferencial para os atletas será a concentração de tantas opções em um só lugar. \"Tudo o que eles precisarem em relação à parte física e técnica terão aqui. Tudo em um só lugar. Será uma preocupação a menos em termos de locomoção. Além disso, só o fato de saírem da rotina do Rio de Janeiro já será importante\", afirmou o major.
Outro ponto positivo para o bom desenvolvimento dos trabalhos será a elevada altitude da cidade, que pode influenciar positivamente na execução dos exercícios. \"A altitude e o clima ameno de Resende são muito propícios para as atividades físicas e auxiliam organicamente para um melhor aproveitamento\", analisou o Major Souto.
O Vasco estará ao lado do ponto mais alto do Rio de Janeiro, o Pico das Agulhas Negras, com seus 2.787 metros de altura. Para chegar ao objetivo do clube, que é o topo do mundo, já não faltará tanto. A torcida vascaína já pode ir preparando o material de alpinismo.
Mais lidas