Futebol

Vasco terá logística especial para confronto contra o Fortaleza

Um confronto direto e que tem um peso importantíssimo no futuro do clube. A partida de amanhã (10), contra o Fortaleza, na Arena Castelão, é tratada pelo Vasco como uma verdadeira decisão e, por conta disso, medidas foram tomadas neste sentido.

Após ser derrotado no clássico com o Flamengo por 2 a 0, na última quinta-feira (4), o técnico Vanderlei Luxemburgo optou por não dar folga ao elenco na sexta nem no fim de semana, e os jogadores treinaram tanto no sábado quanto no domingo. Além disso, a diretoria antecipou a viagem e já desembarcou na capital cearense ontem (8) após um treinamento pela manhã no CT do Almirante. A programação da comissão técnica prevê ainda uma atividade hoje no CT do Ceará.

Diferentemente de outras viagens, a delegação não retornará ao Rio de Janeiro imediatamente após o jogo. A ideia é que os jogadores durmam em Fortaleza (CE) e voltem somente na quinta-feira (11).

Com 37 pontos, o Cruz-Maltino entrou na zona de rebaixamento após o empate em 3 a 3 entre Bahia e Goiás, no último sábado (6). Os baianos igualaram a pontuação dos cariocas, mas estão à frente nos critérios de desempate.

O Fortaleza, adversário do Vasco, tem um ponto a mais, por isso a importância dada à partida que acontecerá na Arena Castelão, às 19h15, nesta quarta-feira.

Outro que está na briga contra o rebaixamento é o Sport, que também tem 38 pontos, ocupa a 14ª colocação e enfrenta amanhã o líder Internacional, em Porto Alegre (RS).

Comissão técnica e diretoria não falam abertamente, mas a matemática vascaína é a de obter seis pontos nestes últimos quatro jogos. Caso não seja possível, acreditam que com mais quatro, talvez, consigam se safar.

Psicóloga tem dado suporte aos jogadores

Em meio à pressão para fugir da queda, os jogadores do Vasco têm recebido um acompanhamento da psicóloga Maíra Ruas, que há anos trabalha no clube.

Vanderlei Luxemburgo, por exemplo, revelou que a derrota para o Flamengo já foi trabalhada mentalmente com os atletas.

"A Maíra trabalha todos os dias com os jogadores, conversando com eles, abordando os temas mais complexos, tentando neutralizar a parte externa. Se você for na rede social, é porradaria para tudo quanto é lado. Se você ficar com isso na mente, não consegue jogar. Ontem mesmo já abordamos que o jogo ficou para trás", disse Luxa à Vasco TV, na última sexta-feira (5).

Além do Fortaleza, o Vasco tem mais três confrontos até o fim do Campeonato Brasileiro: Internacional (casa), Corinthians (fora) e Goiás (casa).

Fonte: UOL Esporte
  • Quarta-feira, 20/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Olimpia Olimpia 3
    Copa Sul-Americana Defensores del Chaco
  • Domingo, 24/05/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 27/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 13 (40,63%)
Empates 9 (28,13%)
Derrotas 10 (31,25%)
Total 32
Gols
Marcados 46 (54,76%)
Sofrido 38 (45,24%)
Total 84
Saldo 8
Cartões
Amarelos 66 (89,19%)
Vermelhos 8 (10,81%)
Total 74