Mercado

Vasco terá que convencer o Aston Villa para contar com Philippe Coutinho

Hoje com 31 anos, Coutinho está emprestado pelo Aston Villa, com o qual tem contrato até junho de 2026. Com o time qatari, o acordo vai até junho deste ano. Em ocasiões anteriores, o Corinthians foi um dos principais interessados em repatriar o meia, mas os contratos longos e a concorrência com o interesse do futebol europeu e árabe frearam as tratativas. Além da questão financeira: convertidos e somados, os ganhos mensais do jogador ultrapassam a casa do milhão de reais.

Agora, com o fim do empréstimo e nos dois últimos anos de contrato, o cenário fica mais claro para um possível retorno do meia ao futebol brasileiro. Ainda será preciso convencer o clube inglês, que está muito próximo de garantir uma vaga na próxima Liga dos Campeões e vai ao mercado. O interesse do Cruzeiro, que consultou a situação do jogador, indica a oportunidade. No Vasco, a janela do meio do ano é vista como importantíssima, mas os investimentos serão calculados, mais do que em janeiro. Mas o interesse num retorno do "cria" é óbvio.

Os contatos informais entre Vasco e Coutinho são antigos e vêm de antes da instituição da SAF no cruz-maltino. A relação é próxima e o jogador tem muito carinho pelo clube e por todo o entorno de São Januário, onde foi “criado” e se tornou joia do futebol brasileiro — ele estudou no Colégio Vasco da Gama, que fica dentro da Colina. Quando vem ao Brasil, essa relação costuma ficar ainda mais estreita.

Há três anos, em entrevista coletiva da seleção brasileira, Coutinho revelou abertamente o desejo de voltar a atuar com a camisa cruz-maltina. “Como torcedor, acompanho de longe e quero sempre o melhor pro Vasco. É um clube que eu tenho um carinho e uma gratidão enorme. Vivi muitos anos neste clube, então espero um dia poder voltar”, disse, na época.

Coutinho fez 22 jogos com a camisa do Al-Duhail, com oito gols marcados e três assistências registradas. Além do clube qatari e do Aston Villa, o meia tem passagens por Espanyol, Inter de Milão, Liverpool, Barcelona e Bayern de Munique.

Fonte: Agência O Globo
  • Terça-feira, 21/05/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    Fortaleza Fortaleza 3
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 02/06/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quinta-feira, 13/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir