Mercado

Vasco teria nomes favoritos definidos para assumir o Departamento de Futebol

Em clima melancólico para apenas cumprir tabela na última rodada da Série B, neste domingo (28), contra o Londrina, o Vasco segue com seu departamento de futebol "esvaziado" 14 dias após demitir o diretor-executivo, Alexandre Pássaro, e o técnico Fernando Diniz. O clube, porém, já tem definido alguns nomes prediletos para comandar o setor em 2022, e os favoritos no momento são Anderson Barros e Ricardo Gomes.

O primeiro, atualmente, é diretor de futebol do Palmeiras e fez um bom trabalho no Cruzmaltino em 2017, quando mesmo com limitações financeiras montou um elenco que se classificou para a Copa Libertadores. Sua continuidade na próxima temporada no Alviverde ainda é uma incógnita e será debatida após a decisão deste sábado, no torneio continental, contra o Flamengo, em Montevidéu (URU). A informação inicial do interesse do Vasco no dirigente foi dada pelo jornalista Gilmar Ferreira, do "Extra".

O segundo é um velho conhecido do Cruzmaltino e chegaria em um novo cargo a ser criado, para trabalhar diretamente com o executivo de futebol e fazendo um elo entre o elenco e a diretoria. Como técnico, Ricardo Gomes foi campeão da Copa do Brasil com o Vasco em 2011. Já em 2013 exerceu a função de diretor técnico. Conta a seu favor o bom ambiente que possui em São Januário. A informação inicial do interesse foi dada pelo "ge".

Diferentemente de Anderson Barros, que está em atividade, Gomes não trabalha em um clube desde 2019, quando deixou o cargo de diretor do Bordeaux, da França.

Outros nomes ventilados nos bastidores do Vasco para a função de diretor-executivo são Alexandre Mattos — atualmente sem clube — e Eduardo Freeland, do Botafogo. O primeiro ainda não foi contatado e divide opiniões. Já o segundo deve permanecer no Alvinegro após o trabalho que culminou no acesso do clube.

Treinador será 2º passo.

A estratégia do Vasco é a de primeira definir a estrutura profissional da gestão do departamento de futebol para somente então focar no nome do treinador para 2022. A diretoria entende que a escolha do técnico deverá ter a participação dos futuros dirigentes já dentro da filosofia de trabalho que eles pretendem implementar.

Com uma campanha pífia e frustrante mesmo tendo a maior folha salarial da Série B, o Vasco não tem mais chances matemáticas de acesso e permanecerá na Segunda Divisão do futebol brasileiro na próxima temporada.

Fonte: UOL Esporte
  • Domingo, 16/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Santos Santos 3
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 20/08/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olimpia Olimpia
    Copa Sul-Americana Defensores del Chaco
  • Domingo, 23/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Nubank Parque
  • Quarta-feira, 26/08/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 29/08/2026 às 21h20
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Spinelli 7
Jogos
Vitórias 16 (36,36%)
Empates 14 (31,82%)
Derrotas 14 (31,82%)
Total 44
Gols
Marcados 56 (52,83%)
Sofrido 50 (47,17%)
Total 106
Saldo 6
Cartões
Amarelos 88 (91,67%)
Vermelhos 8 (8,33%)
Total 96