Futebol

Vasco traça esquema decisivo dando ênfase no lado psicológico dos atletas

4

O Vasco inicia na próxima semana o último terço do "campeonato particular de 12 jogos", e o departamento de futebol, juntamente com a comissão técnica, traçou um esquema de decisão para os duelos com Fortaleza, na quarta-feira, às 19h15, no Castelão, e Internacional, no domingo seguinte, às 18h15, em São Januário. Não deu folga ao elenco nesta sexta-feira e antecipou em um dia a viagem para a capital cearense - o embarque acontecerá na segunda-feira.

- A programação está feita, temos jogo decisivo contra o Fortaleza. Infelizmente não dá para dar folga. Vamos fazer alguma coisa amanhã e no domingo. Vamos antecipar a viagem para segunda-feira - afirmou Luxemburgo, em coletiva concedida nesta sexta-feira.

A mudança de rotina tem como objetivo central uma mobilização maior do grupo, com ênfase no lado psicológico dos atletas, em desgastá-los o menos possível e possibilitar a eles um sono melhor e alimentação regrada.

A última folga do Vasco deu-se antes do duelo com o Palmeiras, que terminou empatado em 1 a 1, no dia 26 de janeiro. Até estava previsto um novo descanso ao elenco nesta sexta, um dia após o clássico com o Flamengo - derrota por 2 a 0 -, mas o departamento de futebol optou por reunir os atletas a fim de ter um controle maior sobre as ações deles.

Rotina nos próximos dias: treinos matinais antes da viagem na segunda-feira

Depois de terem participado de um regenerativo na sexta-feira, os jogadores treinarão nas manhãs de sábado, domingo e segunda-feira. O objetivo do Vasco ao reunir os atletas no CT do Almirante é permitir que fiquem alheios à pressão externa e tenham um ganho psicológico por duas questões. Além de estarem juntos, terão tempo para estar com a família no fim de semana.

Com o time no CT, o planejamento integrado dos departamentos também auxilia numa alimentação melhor, já que farão refeições ou tomarão suplementações no local de trabalho. O contato diário também permite à comissão dosar o desgaste dos jogadores. Na segunda-feira, tomam café da manhã, treinam e viajam após o almoço.

Por que viajar um dia antes para Fortaleza?

Como tem o entendimento de que uma viagem de cerca de três horas causa um impacto no corpo dos jogadores similar a de um treino, o departamento de futebol, referendado pela comissão e pelos departamentos médico e de fisiologia, opta por concentrar essa carga maior dois dias antes e não na véspera do jogo com o Fortaleza.

Além disso, com todos concentrados, Luxa pode ter um controle melhor sobre as rotinas e facilitar a ambientação ao local do jogo, já que o time treina na capital do Ceará na terça-feira.

Retorno imediato pós-jogo é descartado priorizando o sono

A exemplo do que vem fazendo desde a chegada de Luxa, o Vasco não voltará para o Rio no mesmo dia do confronto direto com o Fortaleza. Até teria a opção do voo fretado, mas o descanso de olho no jogo seguinte, contra o líder Internacional, é prioridade. Chegar na madrugada de quinta-feira impediria que o elenco tivesse a recuperação ideal no Rio de Janeiro. Assim, eles dormem no hotel, fazem recuperação no mesmo local e voltam à tarde.

Os atletas vão para casa na quinta-feira, mas logo entram em regime de concentração com vistas ao duelo com o Inter. O entendimento do comando do futebol vascaíno é que, a menos de 20 dias para o término do Brasileiro, todo e qualquer esforço é válido para controlar rotinas, alimentação sono e o lado psicológico dos atletas. Jorge Salgado, nesta sexta-feira, via Twitter, deu um voto de confiança a Vanderlei Luxemburgo e o grupo de jogadores.

- Nosso foco imediato está voltado para o futebol, faremos tudo o que for necessário para garantir a permanência do Vasco na Série A. Luxemburgo, comissão técnica e atletas têm a nossa confiança e teremos deles dedicação total a essa missão. Em frente. Saudações Vascaínas - afirmou.

O terço final do campeonato particular de Luxa tem a seguinte sequência de quatro jogos, entre estes dois confrontos diretos: Fortaleza (fora), Inter (casa), Corinthians (fora) e Goiás (casa). O esquema de decisão está montado para evitar o rebaixamento. Não vai faltar conversa, pijama training e concentração em torno dos objetivos traçados.

Fonte: ge
  • Sábado, 06/03/2021 às 21h05
    Vasco Vasco 0
    Volta Redonda Volta Redonda 1
    Taça Guanabara Raulino de Oliveira
  • Sábado, 13/03/2021 às 18h00
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Taça Guanabara A definir
  • Quinta-feira, 18/03/2021 às 21h30
    Vasco Vasco
    Caldense Caldense
    Copa do Brasil Ronaldão
  • 20/03 (sáb) ou 21/03 (dom)
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Taça Guanabara Maracanã
  • 24/03 (qua) ou 25/03 (qui)
    Vasco Vasco
    Macaé Macaé
    Taça Guanabara São Januário
  • 27/03 (sáb) ou 28/03 (dom)
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Taça Guanabara São Januário
  • Terça-feira, 30/03/2021 às 21h35
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Taça Guanabara Maracanã