Futebol

Vasco troca "semestre dos sonhos" por decepções e incertezas para o restante

O primeiro semestre terminou para o Vasco da forma que jogadores, torcedores e dirigentes não esperavam. Após um 2011 de superação e momentos marcantes, o time era considerado um dos favoritos para conquistar títulos na primeira parte da temporada. Porém, colecionou decepções inesperadas e vive agora uma série de incertezas para o restante do ano.

O Cruzmaltino iniciou 2012 com o título da Copa do Brasil e o vice-campeonato brasileiro. A manutenção do elenco forte fez os torcedores imaginarem um \"semestre dos sonhos\". O Vasco mostrou identidade e determinação, mas falhou quando não podia. O time foi vice-campeão das Taças Guanabara e Rio. Desta forma, ficou fora da decisão do Campeonato Carioca, conquistado pelo Fluminense.

Na última quarta-feira, mostrou valentia, entretanto, acabou eliminado pelo Corinthians do grande projeto para o semestre. A Copa Libertadores terminou na cabeçada de Paulinho e deu início a uma série de incertezas na Colina histórica. Por mais que os dirigentes preguem a tranquilidade no discurso, não se sabe quem fica ou sai na janela de transferências, que vai de 20 de junho até 20 de julho.

O técnico Cristóvão Borges sofre pressões de todos os lados. Parte da torcida e conselheiros pedem a sua demissão. No entanto, o comandante possui o respaldo da diretoria e conta com a confiança do presidente Roberto Dinamite. No que diz respeito ao elenco, Dedé e Romulo são os jogadores que mais preocupam. Os dois são assediados frequentemente pelo futebol europeu.

A diretoria também não sabe se poderá contar com Fellipe Bastos e Eder Luis, emprestados pelo Benfica-POR. O contrato de ambos se encerra no final de junho. Fagner e Renato Silva são outras questões delicadas na ótica da renovação. Roberto Dinamite insiste que nada será alterado no cronograma inicial da temporada.

\"O planejamento do Vasco está sendo feito em cima de títulos há algum tempo. Essa derrota não muda nada. Continuo acreditando nos homens, continuo acreditando nas pessoas. Eu tenho a certeza de que estamos no caminho certo para a disputa do Campeonato Brasileiro\", afirmou o mandatário.

Daniel Freitas, diretor de futebol do Vasco, reforçou o discurso e acrescentou alguns aspectos para o restante do ano. \"Nossa grande cartada é a manutenção da base. Temos um grupo que se mostrou forte e vencedor. Mas claro que essa manutenção passa pela viabilidade financeira. A diretoria vem buscando meios e recursos. Temos o grande objetivo de conquistar o Brasileiro. Todos os jogadores continuam com vontade de permanecer e vamos procurar nos reforçar dentro das possibilidades do clube\", encerrou.

Fonte: UOL Esporte
  • Domingo, 01/11/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Palmeiras Palmeiras 1
    Copa do Brasil Nubank Parque
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 26 (41,94%)
Empates 16 (25,81%)
Derrotas 20 (32,26%)
Total 62
Gols
Marcados 84 (54,55%)
Sofrido 70 (45,45%)
Total 154
Saldo 14
Cartões
Amarelos 122 (91,73%)
Vermelhos 11 (8,27%)
Total 133