Clube

Vasco usa boletim de ocorrência para tentar absolvição da invasão

Depois da goleada sofrida no último domingo, dia 5 de junho, para o Coritiba pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco se concentra para o segundo jogo da final da Copa do Brasil diante do mesmo Coritiba, no Couto Pereira. Porém, quem entrará em campo primeiro na quarta-feira, dia 8 de junho, será o departamento jurídico do clube.

O Vasco terá que explicar uma invasão de campo ocorrida no primeiro jogo da semifinal da competição nacional, contra o Avaí, ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O julgamento do clube carioca ficará a cargo da Terceira Comissão Disciplinar e acontece também na quarta-feira, a partir das 18h.

Segundo a advogada do Vasco, Luciana Lopes, ao contrário do que disse a Procuradoria na formulação da denúncia, o torcedor foi identificado e o boletim de ocorrência feito junto 19ª DP.

Luciana usará em sua defesa o parágrafo terceiro do artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que diz \"a comprovação da identificação e detenção dos autores da desordem, invasão ou lançamento de objetos, com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência contemporâneo ao evento, exime a entidade de responsabilidade, sendo também admissíveis outros meios de prova suficientes para demonstrar a inexistência de responsabilidade\".

ENTENDA O CASO:

Segundo a súmula do árbitro da partida, aos 48 minutos do segundo tempo, após o gol de empate do Vasco, um torcedor vascaíno invadiu o campo de jogo, mas foi logo contido pelo policiamento.

Com base no relato do árbitro, a Procuradoria do STJD denunciou o clube no artigo 213, inciso II, por \"deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo\", do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Pela infração, o clube pode ser multado em até R$ 100 mil. Como a punição é só monetária, o Vasco não corre risco de perder o mando de campo em partidas do Brasileiro.

Fonte: Justiça Desportiva
  • Sábado, 14/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 2
    Volta Redonda Volta Redonda 1
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (40,00%)
Empates 3 (30,00%)
Derrotas 3 (30,00%)
Total 10
Gols
Marcados 13 (61,90%)
Sofrido 8 (38,10%)
Total 21
Saldo 5
Cartões
Amarelos 13 (86,67%)
Vermelhos 2 (13,33%)
Total 15