Futebol

Vasco vai treinar com portões fechados até o fim do Campeonato Carioca

O mistério volta a rodear São Januário. Nesta quarta-feira, pela primeira vez após a vitória sobre o Flamengo na semifinal, o Vasco treinou de portões fechados. Essa tática se repetirá pelo menos até a primeira partida da final, contra o Botafogo, neste domingo, no Maracanã. Titular no ataque e homem de confiança do técnico Doriva, Rafael Silva aprova o silêncio.

— A diretoria pede (portões fechados nos treinos) e a gente tem que obedecer. Isso faz parte do futebol. Temos que esconder alguns dos nossos pontos fortes. É válido - disse o atacante, lembrando de quando foi campeão paulista pelo Ituano, no ano passado. —Não foi a semana toda. Mas treinamos (de portões fechados) nos dois últimos dias antes da final.

A estratégia de fechar os treinos já havia sido utilizada contra o Flamengo nas semifinais. E deu certo. É bem provável que o clube volte a fazer mistério também na semana que vem, antes do segundo jogo da final.

Doriva e Rafael Silva trabalharam juntos no Ituano. Contratado como aposta do time para esta temporada, o atacante vive um bom momento. Fez bons jogos contra o Flamengo na semifinal pressionando a saída de bola do adversário e apresentando boa movimentação. Ele começou o ano como titular, mas acabou perdendo a posição.

— Nesse Carioca, tive altos e baixos. Isso é evidente. Mas consegui recuperar a minha posição. O primeiro jogo da semifinal foi fundamental para isso - analisou o atacante.

Publicidade

Rafael sabe que precisa mostrar serviço. Ele disputa vaga direta com Dagoberto, que é a principal contratação do clube nesta temporada. No momento, Dagoberto ainda está longe das sua condições de jogo ideais e, provavelmente, Rafael será o titular no domingo.

A tendência, no entanto, é que Dagoberto assuma a titularidade em breve. Apesar da forte concorrência, Rafael diz que está preocupado apenas em apresentar um bom trabalho:

— Não pesa (disputar vaga com Dagoberto). Todos sabem da qualidade do Dagoberto. Ele tem a história dele no futebol. Eu estou escrevendo a minha. Mas os dois tem que estar preparados para entrar em campo.

Fonte: Globo Online
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Bahia Bahia 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (33,33%)
Empates 3 (33,33%)
Derrotas 3 (33,33%)
Total 9
Gols
Marcados 11 (61,11%)
Sofrido 7 (38,89%)
Total 18
Saldo 4
Cartões
Amarelos 11 (84,62%)
Vermelhos 2 (15,38%)
Total 13