Futebol

Vasco vê auxiliar apontando impedimento no diálogo com VAR

O UOL Esporte teve acesso ao vídeo e aos áudios do VAR que foram enviados pela CBF ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva e ao Vasco sobre o polêmico lance do gol de Rodrigo Dourado, na vitória por 2 a 0 do Internacional no último dia 14, que motivou o Cruzmaltino a entrar com um pedido de impugnação da partida em função de uma falha técnica do árbitro de vídeo na verificação de um suposto impedimento.

Analisando as imagens e os diálogos, o Vasco concluiu que houve um impedimento "incontestável". Na gravação, é possível ver que, a partir de 4'08", linhas são traçadas indicando a irregularidade do lance e, em seguida, um integrante da cabine do VAR diz: "Pode definir! É isso aí! Define! Define! Define!".

Na interpretação do Vasco, em tal momento se "mostra que as linhas do VAR foram aplicadas e confirmaram o impedimento, reconhecido inicialmente pelo árbitro de vídeo, que, em seguida, de maneira açodada e temerária, confirma o gol ilegal do Internacional".

Tal material será juntado na manifestação que o Cruzmaltino enviará ao STJD ainda hoje (25) e que servirá como elemento adicional ao processo de impugnação do jogo.

Vale ainda destacar que o Vasco reclamou de não ter recebido o material de áudio e vídeo do VAR no pré-jogo, algo que também será citado pelo clube em sua peça.

Na ocasião do duelo, o Cruzmaltino alegou que a equipe do VAR procurou o clube antes da partida e solicitou que a Vasco TV retirasse a câmera lateral de campo para não dar "conflito de imagens". Segundo o clube, tal pedido nunca havia sido feito em nenhuma partida do Campeonato Brasileiro.

A nota oficial do Vasco foi enviada inicialmente ao "ge" e posteriormente encaminhada ao UOL Esporte (veja ao final da reportagem).

Vasco vê auxiliar apontando impedimento no diálogo com VAR

Outro trecho que chamou a atenção do Vasco após a análise das imagens e do vídeo é no momento 4'48", após o VAR dizer que o gol havia sido legal. Neste momento, há o seguinte diálogo:

"Deixa eu só fazer um comentário: Eu alertei sobre esse jogador que ele estava em posição...Faz a preventiva".

E em seguida uma pessoa responde:

"Tá bom, tá bom, Danilo".

Na interpretação do Vasco, "Danilo" seria Danilo Ricardo Simon Manis, o auxiliar (bandeirinha) que estava no lance. Ou seja, de acordo com o Cruzmaltino, Manis teria verificado impedimento de Rodrigo Dourado e feito tal alerta aos 4"48" do vídeo, após a validação do gol, o que geraria certo conflito sobre o argumento da "decisão de campo".

Vale destacar, porém, que no momento do gol, o auxiliar não levantou a bandeira.

Diálogo reforça a tese da sombra atrapalhando

Outro ponto de destaque no diálogo da cabine do VAR é o que confirma a tese de que a sombra no campo foi um fator que atrapalhou na execução das linhas de impedimento.

A partir de 2'25" as linhas começam a ser traçadas e o que, aparentemente, parece ser o operador, diz: "A linha não está boa...A linha não ficou boa por causa da sombra que atrapalhou".

Mesmo com tal "imprevisto", o VAR segue seu trabalho até fixar uma, aos 4'08", que visualmente aponta um impedimento de Rodrigo Dourado, e na sequência um integrante da cabine diz: "Pode definir! É isso aí! Define! Define! Define!".

Inter já se manifestou no STJD

Após o STJD abrir vista aos envolvidos, o Internacional já se manifestou esta semana sobre o pedido de impugnação do Vasco. Anteriormente, o clube já havia divulgado uma imagem gravada por seu departamento de comunicação — feita no ângulo contrário ao gravado pelo VAR — onde supostamente aponta a legalidade do lance. Vascaínos, porém, contestam a gravação, alegando que ele não pega o exato momento da batida na bola do cruzamento.

Confira abaixo os principais diálogos do VAR com o árbitro

"Acho que está um ombro à frente, hein Zé" - 1'00"

"O jogador que você vai ter que pôr a linha é esse primeiro aqui, ó" - a partir de 1'26"

"Flávio [árbitro de campo], lance bem ajustado. Segura aí, por favor" - 1'28"

"O primeiro ali que você vai ter que pôr a linha. Lá de cima. O primeiro de branco [Ricardo Graça]" - 1'35"

"Eu acho que não vai ter como a gente colocar a micro [câmera]..." / "Põe a micro! Põe a micro só pra gente ver!" - 1'36"

"Não pega [microcâmera não pega o lance]" - 1'45"

"Põe acima do gol" / "Não pega também. Não pega" - 1'53"

"É o 36 de branco (Graça) e o 13 de vermelho (Dourado)" - 2'07"

"Flávio, estamos procurando uma câmera para pegar os jogadores" - 2'14"

"Coloca o próximo e pode subir no ombro do 36" - 2'17"

Aos 2'25" eles começam a tentar traçar a linha, e o operador diz: "A linha não está boa...A linha não ficou boa por causa da sombra que atrapalhou".

Outro indaga: "Mas eu preciso pôr a linha, velho"

Operador: "A gente não tem a linha"

"Não tem como pôr a linha?"

Operador: "Não tem"

"Flavio, é o Tiago falando. Estamos com dificuldades técnicas no momento. Segura um pouquinho, por favor" - 2'49"

"Põe a linha onde der! Põe onde der, Paulo!" - 2'53"

Operador: "A linha está pegando a sombra do campo, entendeu? Não tem como" - 2'57"

A PARTIR DE 3'30" ELES COMEÇAM A DEFINIR UMA LINHA

"Flavio, é a linha que não estamos conseguindo colocar, mas agora achou o momento certo de colocar a linha, tá bom?" - 3'44"

Árbitro explica aos jogadores - "É a linha que tinha sumido, mas agora apareceu. Eles vão colocar. Já vai sair a informação". - 3'53"

"Acho que vai ter que pôr um para trás. Vai dar impedido isso daí" - 4'00"

A partir de 4'08", com as linhas definidas e indicando impedimento, o árbitro de vídeo diz: "Pode definir! É isso! Define! Define! Define!".

"Deixa eu explicar: tecnicamente a linha não está boa" - 4'45"

"É muito difícil ajustar isso daqui"

"A decisão é do campo"

"Flávio, gol legal! Gol legal!" - 4'33"

Aos 4'35", árbitro informa aos jogadores que gol foi legal

"Deixa eu só fazer um comentário: Eu alertei sobre esse jogador que ele estava em posição...Faz a preventiva" - 4'48"

"Ta bom, ta bom, Danilo"

"Que você evita (edita?) isso..."

Veja nota oficial enviada pelo Vasco ao UOL Esporte

"O Club de Regatas Vasco da Gama confirma que recebeu, na noite desta terça-feira (23), material de áudio e vídeo do VAR referente à partida Vasco da Gama x Internacional, realizada no dia 14/02/2021, válida pela 36ª rodada do campeonato brasileiro de futebol.

O conteúdo audiovisual foi analisado pelos departamentos de Futebol, Jurídico e de Tecnologia do Clube. As imagens mostram de maneira incontestável a posição de impedimento do jogador Dourado do Internacional no lance em questão, prejudicando o Vasco da Gama de forma irreparável na partida. Mais ainda, mostra que as linhas do VAR foram aplicadas e confirmaram o impedimento, reconhecido inicialmente pelo árbitro de vídeo, que, em seguida, de maneira açodada e temerária, confirma o gol ilegal do Internacional.

Esse material fático e probatório será utilizado na manifestação jurídica do Vasco a ser entregue nesta quinta-feira (25/02) ao STJD, provando de maneira clara e objetiva o erro de direito contra o Vasco, cujo resultado não pode ser outro, além da impugnação da partida.

Na sua manifestação junto ao STJD hoje o Clube reforçará a solicitação do conteúdo do VAR anterior ao apito inicial (pré-jogo) que até o momento não foi disponibilizado".

Fonte: UOL Esporte
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário