Futebol

Vasco vê tranquilidade como caminho para se classificar na Copa do Brasil

A missão do Vasco na partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, marcada para esta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), contra o Vitória, em São Januário, é bem ingrata. Derrotado por 2 a 0 em Salvador (BA), o cruzmaltino terá que vencer por três ou mais gols para avançar. Se devolver os 2 a 0, forçará a disputa de pênaltis. Para que o objetivo seja alcançado, o técnico Gaúcho e os jogadores sabem que será preciso tranquilidade.

\"Nós vamos precisar nos impor porque teremos que conseguir uma vitória significativa para nos classificarmos. A tarefa não é das mais fáceis e a agressividade no estilo de jogo terá que imperar no Vasco, pois precisamos ser ofensivos. Mas isso tudo só vai nos render frutos se tivermos tranquilidade, pois não podemos ser afobados\", afirmou o treinador cruzmaltino.

Pensamento parecido tem o goleiro Fernando Prass, um dos líderes do atual elenco vascaíno. O jogador lembrou que sua equipe precisará ser ofensiva, mas sem se descuidar do setor defensivo.

\"Nós não podemos ser afobados e nem partir para cima do Vitória de qualquer maneira. Infelizmente o resultado na ida foi ruim, mas precisamos de tranquilidade para inverter essa situação jogando na nossa casa. Teremos noventa minutos para fazermos três gols e é dessa forma que temos que pensar\", disse Prass. Para o atacante Philipe Coutinho o Vasco não pode entrar em campo se sentindo pressionado.

\"Nós não temos que entrar em campo afoitos, achando que se não fizermos logo o gol, tudo estará perdido. O pensamento precisa ser o de fazer o primeiro gol, depois o segundo e assim por diante. Além disso, não podemos nos desesperar com nada. É preciso lembrar que temos um jogo inteiro pela frente\", disse a jovem revelação vascaína, que já está negociada com a Inter de Milão.

Em relação ao time que vai a campo, Gaúcho só deverá definir a escalação no treino desta terça-feira. O treinador, porém, está montando um esquema mais ofensivo por conta da necessidade de golear. Certo é que Gaúcho não poderá contar com o lateral direito Fagner, que vem se recuperando de uma lesão na coxa direita. A previsão do departamento médico é que ele seja liberado para voltar a jogar somente no meio deste mês, dia 16, diante do Palmeiras.

Mercado - Fora de campo, a diretoria segue se movimentando para contratar reforços e a expectativa é que o acerto com o meia Zé Roberto possa ser confirmado até sexta-feira. O clube vascaíno apresentou proposta oficial ao Schalke 04, da Alemanha, dono dos direitos federativos do jogador.

Os alemães se interessam pelo que foi oferecido e o acordo salarial com o apoiador, inclusive, já aconteceu. Zé Roberto já defendeu no futebol carioca o Botafogo, onde conquistou o Estadual de 2006, e o Flamengo, sendo campeão carioca e brasileiro em 2009.

Fonte: Gazeta Esportiva