O Vasco estreou com o pé direito no Campeonato Brasileiro de 2012. Em um jogo disputado do início ao fim, o Gigante da Colina derrotou o Grêmio por 2 a 1 em São Januário. Os donos da casa abriram o marcador aos 22 minutos da primeira etapa, em cobrança forte de Fellipe Bastos. O empate gaúcho veio com Fernando, aos 25. Já no segundo tempo, Alecsandro fez o segundo, após cruzamento de Juninho Pernambucano.
Um jogo igual no primeiro tempo
Com alguns desfalques, a equipe cruzmaltina, jogando com o terceiro uniforme, tinha em Carlos Alberto a principal referência. Apesar de jogar em casa, o Grêmio mantinha a bola em seu campo ofensivo grande parte do tempo, além de marcar bem. Aos nove minutos, Miralles, após cruzamento de Pará, quase fez o primeiro, mas não conseguiu alcançar a redonda. Dois minutos depois, Marco Antônio, se não fosse a astúcia de Renato Silva, abriria o marcador.
Com 15, Marquinhos chutou forte e Fernando Prass espalmou. Quatro minutos após, resposta vascaína: William Barbio driblou três defensores tricolores e, na saída de Víctor, mandou por cima. No entanto, aos 22, em cobrança de falta, Fellipe Bastos chutou rasante e fez 1 a 0 para os donos da casa.
A resposta gremista veio aos 25. Fernando chutou de fora, e, contando com a sorte, pois a bola desviou em Nilton, deixando tudo igual.
Aos 42 minutos, confusão na área do Vasco. André Lima estava pronto para marcar, mas viu Eduardo Costa recompor a defesa e afastar o perigo. Primeiro tempo terminou com 1 a 1 em São Januário.
Alterações vascaínas funcionam e Vasco vence partida
Na volta do intervalo, Cristóvão Borges pôs Juninho Pernambucano e Alecsandro nos lugares de William Barbio e Kim, respectivamente. As duas equipes mostravam dificuldade em assustar o adversário.
Aos 13 minutos, Prass se chocou com Rodolfo e Miralles aproveitou e empurrou para as redes. Mas, árbitro marca falta, causando a indignação do técnico Vanderlei Luxemburgo.
A torcida ficava impaciente com a quantidade de passes errados do Vasco.
Com 23, Alecsandro fez ferver novamente o Caldeirão. Em lindo passe do Reizinho, artilheiro marcou de cabeça. Dois minutos após, Carlos Alberto fez bela tabelinha com Alecsandro e chutou cruzado, obrigando Víctor a fazer boa defesa.
Aos 27, tento incrível perdido pelo Grêmio: Marcelo Moreno invadiu a área, tentou por no canto, arqueiro do Vasco pegou e Miralles, sozinho, era só marcar, chuta para fora. Com 35 minutos, cobrança de pênalti para os gaúchos. Na cobrança, Fernando Prass espalmou finalização de Marcelo Moreno.
No último minuto do tempo regulamentar, Allan driblou três, mas não pôs jeito necessário para fazer o terceiro.
Mais lidas