Futebol

Vasco vence o Botafogo nos pênaltis e se classifica na Copa do Brasil

O Vasco está na semifinal da Copa do Brasil. Após novo empate por 1 a 1, nesta quinta-feira (11), no Nilton Santos, pelo jogo de volta das quartas de final, o Cruz-Maltino mostrou sua força nos pênaltis, mais uma vez com Léo Jardim sendo herói. Nos pênaltis, o Gigante da Colina teve 100% de aproveitamento, enquanto o goleiro vascaíno defendeu a cobrança de Alex Telles, autor do gol alvinegro no tempo normal. Nuno Moreira fez o gol da equipe vascaína.

Com a vitória, vai enfrentar o Fluminense, na semana dos dias 10 e 14 de dezembro. A fase final da Copa do Brasil será disputada no fim do ano por causa de uma mudança no calendário feita pela CBF, que antecipou o fim do Brasileirão em virtude de uma possível participação de clubes brasileiros na Copa Intercontinental. A final acontecerá nos dias 17 e 21.

Vasco sai na frente, mas Botafogo reage e empata

O jogo começou quente no Nilton Santos. Após empatarem no jogo de ida por 1 a 1, Botafogo e Vasco precisavam da vitória para avançar à semifinal da Copa do Brasil. Jogando em casa, o Glorioso começou melhor, pressionando a saída de bola vascaína e gerando dificuldades. Porém, não conseguiu transformar a pressão em oportunidades.

Após a pressão inicial do Botafogo, o Vasco conseguiu se encontrar no jogo, aos poucos, mesmo com a lesão de Tchê Tchê, aos 12 minutos. Em cobrança de falta venenosa de Coutinho, Neto vacilou, deu rebote e Nuno Moreira aproveitou para abrir o placar, aos 20, e incendiar o jogo no Nilton Santos.

O Botafogo sentiu o gol, mas conseguiu se recuperar. Apesar das dificuldades na criação das jogadas, o Alvinegro estava melhor fisicamente e cresceu na reta final. Aos 40, Joaquín Correa foi lançado em profundidade, invadiu a área e foi derrubado por Léo Jardim. Na cobrança de pênalti, Alex Telles bateu bem e empatou o clássico.

Nos pênaltis, Léo Jardim vira herói e Vasco vai à semifinal

O clássico continuou quente na etapa final, mas com menos oportunidades. O primeiro lance de perigo aconteceu aos 17 minutos, quando Coutinho recebeu cruzamento de Paulo Henrique e chegou batendo no meio da área, livre de marcação, mas mandou para fora.

O Botafogo, então, resolveu colocar a artilharia em campo. Savarino entrou no jogo, e o Alvinegro cresceu. O primeiro lance de perigo aconteceu aos 27 minutos, em chute de longe de Barboza. Depois, Matheus Martins, aos 37, também arriscou de fora da área, e Léo Jardim fez boa defesa.

Melhor no jogo, o Botafogo chegou a reclamar de dois pênaltis, mas a arbitragem, bem posicionada no lance, acertou em não marcar. Nos minutos finais, as equipes ameaçaram uma pressão, mas não aproveitaram as oportunidades. Assim, o jogo terminou empatado e foi para os pênaltis.

Na disputa de pênaltis, o Vasco foi perfeito. Vegetti, Rayan, Puma Rodríguez, Matheus França e Robert Renan converteram, enquanto no Botafogo perdeu a sua primeira cobrança, logo nos pés do melhor cobrador e autor do gol do jogo no tempo normal. Alex Telles parou em Léo Jardim, que mais uma vez se tornou herói vascaíno nas penalidades. 

Fonte: O Dia
  • Quinta-feira, 11/09/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 1
    Botafogo Botafogo 1
    Copa do Brasil Nilton Santos
  • Domingo, 14/09/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Ceará Ceará
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 21/09/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quarta-feira, 24/09/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 27/09/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 24
Jogos
Vitórias 15 (30,00%)
Empates 17 (34,00%)
Derrotas 18 (36,00%)
Total 50
Gols
Marcados 66 (51,97%)
Sofrido 61 (48,03%)
Total 127
Saldo 5
Cartões
Amarelos 110 (95,65%)
Vermelhos 5 (4,35%)
Total 115