Futebol

Vasco venceu apenas seis dos 21 jogos no Brasileirão

O empate com o São Paulo acabou sendo um bom resultado para o Vasco, que sofreu sérios desfalques por conta de um surto de Covid-19 em seu elenco. Isso na teoria. Na prática, o Cruz-Maltino desperdiçou mais uma chance de somar três pontos ao sair na frente sobre o time paulista, mas não conseguir "matar" o jogo.

Até aqui no Campeonato Brasileiro, inclusive, o time de São Januário deixou de ganhar 15 pontos em partidas em que abriu o placar e sofreu o empate ou a virada.

Quando Germán Cano balançou a rede logo no início da partida, a equipe comandada pelo português Sá Pinto parecia que iria tirar a invencibilidade do time de Fernando Diniz atuando no Morumbi. Aplicado taticamente, o Vasco fazia um jogo competitivo no 3-4-3 sem meias que o treinador montou para tentar compensar a ausência de Martín Benítez, principal articulador das jogadas de meio-campo da equipe.

Mas foi aí que as limitações técnicas cobraram a conta. Saindo para jogar, Jadson, pedido de Pinto para o clube no mercado da bola, entregou a posse para Luciano. O atacante do São Paulo, que vive grande fase, não titubeou e bateu colocado, sem chances para Lucão. 

O empate dos paulistas fez todo o esforço dos vascaínos cair por terra. E a torcida revisitou as dificuldades da equipe em vencer jogos — são apenas seis vitórias em 21 jogos no Brasileiro. De quebra, ainda perdeu a chance de se desgarrar da zona de rebaixamento e pegar o elevador para a 12ª posição da tabela. Sem vencer, o Vasco ficou na 16ª colocação e pode voltar à zona de rebaixamento se o Atlético-GO pontuar contra o Sport amanhã (23), no fechamento da 22ª rodada.

"Fizemos um grande jogo tático, muito inteligente. Mostramos a alma do que é jogar como Vasco, equipe lutadora, unida, com mentalidade vencedora. Pressionou o São Paulo na casa dele. O resultado é aceitável, mas o São Paulo não pode dizer que mereceu mais. O gol deles caiu do céu. Não tiveram mérito algum. Tivemos uma infelicidade. Merecíamos ganhar. Aceito que tenha mais posse bola, mas demos a bola. Reconhecemos a qualidade deles. É superior a nós. Jogamos com a força que podemos jogar", disse Sá Pinto. 

O "problema" não é novo pelas bandas da Colina. Foram seis jogos em que o Cruz-Maltino saiu na frente, mas não somou três pontos. Contra Red Bull Bragantino, Goiás e São Paulo, cedeu o empate, enquanto diante do Atlético-GO, Atlético-MG e Flamengo, sofreu a virada. 

Ausência de Benítez pesa

Benítez ficou fora dos jogos contra Fortaleza e São Paulo por ter testado positivo para Covid-19. O meia argentino atuou em 14 jogos no Brasileiro, sendo desfalque em sete. E, sem ele, o Vasco não conseguiu vencer jogo algum, tendo aproveitamento de apenas 14%.

O time cruz-maltino não teve Benítez nos empates com Red Bull Bragantino, Fortaleza e São Paulo, e nas derrotas para Atlético-GO, Coritiba, Bahia e Corinthians. Coincidência ou não, alguns desses jogos foram citados acima quando falado sobre duelos em que a equipe saiu na frente e não conseguiu vencer. 

Fonte: UOL Esporte
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário