As quartas de final da Copa do Brasil terão um sabor especial para o Rio de Janeiro. Vasco e Botafogo irão protagonizar um dos dois clássicos desta fase — em Minas Gerais, Atlético-MG e Cruzeiro serão responsáveis pela rivalidade. Nos últimos 10 anos, as equipes se encontraram seis vezes em fases eliminatórias das competições, com quatro triunfos do cruz-maltino e dois do Glorioso.
O último encontro entre as equipes em um mata-mata foi na final da Taça Rio de 2021. No jogo de ida, o Botafogo venceu por 1 a 0 no Nilton Santos, e, na volta, o Vasco devolveu o placar em São Januário. Nos pênaltis, o cruz-maltino sagrou-se campeão por um placar de 3 a 0, graças às três defesas do goleiro Vanderlei.
Em 2020, as equipes também se encontraram na Copa do Brasil, mas na quarta fase. O Botafogo venceu a ida por 1 a 0 e segurou o resultado em um empate sem gols em São Januário, eliminando o Vasco e avançando às oitavas da competição.
No Carioca de 2018, o Botafogo foi campeão, nos pênaltis, sobre o Vasco. Na ida, no Nilton Santos, o cruz-maltino venceu por 3 a 2, mas na volta foi superado em casa por 1 a 0 — com direito a gol salvador de Joel Carli aos 50 minutos do segundo tempo. Um dos heróis da decisão foi o goleiro Gatito Fernández, que defendeu duas cobranças e garantiu o título alvinegro.
Mas nos três anos anteriores, os triunfos foram cruz-maltinos. O Vasco venceu o Botafogo na final do Campeonato Carioca de 2015 (1 a 0 na ida e 2 a 1 na volta, no Maracanã) e de 2016 — por 1 a 0 na ida e 1 a 1 na volta, também como o Estádio Mário Filho como o palco. No ano seguinte, o duelo foi pela final da Taça Rio, quando o cruz-maltino venceu o jogo único por 2 a 0.
No retrospecto recente, em todas as competições, o placar é mais equilibrado. Nos últimos 10 jogos, entre Série A, Série B e Campeonato Carioca, foram cinco vitórias do Botafogo, quatro do Vasco e um empate.