Futebol

Vasco venceu todos os jogos na temporada após trocas de treinador

Se o desafio contra o Grêmio, em Porto Alegre, é enorme, o torcedor vascaíno pode se apegar ao retrospecto favorável na temporada. O time carioca venceu após todas as trocas de técnicos em 2022. E não foram poucas. Quarto treinador do ano, Jorginho estreia no domingo.

Zé Ricardo, Emílio Faro (duas vezes) e Maurício Souza estrearam com vitórias nesta temporada no Vasco. Em momentos e cenários diferentes, mas todos saíram com três pontos de campo em seus respectivos jogos iniciais. Abaixo o ge recorda os primeiros jogos de cada treinador à frente do time em 2022.

Jorginho estreia no comando do Vasco neste domingo, contra o Grêmio — Foto: Daniel Ramalho/Vasco
Jorginho estreia no comando do Vasco neste domingo, contra o Grêmio — Foto: Daniel Ramalho/Vasco

Estreia de Zé Ricardo

Anunciado em dezembro, Zé Ricardo assumiu o Vasco no início de janeiro e foi quem teve mais tempo para se preparar antes da estreia. O que não significa que foi fácil. Em 3 de janeiro, na reapresentação da equipe, o treinador encontrou um elenco curtíssimo, em reformulação, após a saída de mais de 20 jogadores. Para piorar, um surto de Covid afastou seis atletas na primeira semana de treinos.

Vinte e três dias depois, contra o Volta Redonda, Zé Ricardo e Vasco estrearam no Campeonato Carioca com vitória por 4 a 2 sobre o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira. Gabriel Pec, Raniel, Nenê e Juninho marcaram os gols da vitória.

Zé Ricardo teve altos e baixos, mas saiu após dar uma identidade ao time nas dez primeiras rodadas da Série B e receber proposta do Shimizu S-Pulse, do Japão. A decisão pegou o clube de surpresa. Enquanto buscava um novo técnico, o auxiliar permanente Emílio Faro assumiu a equipe pela primeira vez.

Primeira passagem de Faro

A estreia de Faro foi com vitória fora de casa, uma das poucas do Vasco na competição. No Arruda, em Recife, após o estádio dos Aflitos ser vetado por conta da forte chuva, o time venceu o Náutico por 3 a 2, em noite inspirada de Andrey e Figueiredo. A dupla marcou belos gols. Nenê completou a vitória.

Sob o comando de Emílio Faro, o Vasco ainda venceu o jogo seguinte por 1 a 0 contra o Cruzeiro, no Maracanã lotado, com gol de Getúlio. Foram os dois jogos em que o auxiliar esteve à beira do gramado antes da chegada do novo treinador.

Estreia de Maurício Souza

Maurício Souza chegou ao Vasco em um cenário favorável. O time estava invicto, na segunda colocação e embalado por duas vitórias. Sob o seu comando, nos primeiros jogos, o time se portou bem.

Na estreia de Maurício, em 18 de junho, o Vasco venceu um jogo difícil contra o Londrina – adversário direto pelo G-4 -, no Estádio do Café. Raniel saiu do banco para marcar o gol da vitória no início do segundo tempo.

O Vasco ainda venceu o segundo jogo com seu novo treinador por 3 a 0 contra o Operário, em São Januário. Depois a equipe desandou. Perdeu a invencibilidade na Série B no jogo seguinte, contra o Novorizontino e venceu apenas mais uma partida sob o comando de Maurício, que foi demitido após oito jogos, depois de uma derrota para o Vila Nova, em Goiânia.

Segunda passagem de Faro

Mais uma vez sem treinador, Emílio Faro assumiu interinamente, dessa vez para estancar a crise. E na reestreia foi mais uma vez muito bem. Em 28 de julho, o Vasco goleou o CRB por 4 a 0 em São Januário, com dois gols de Andrey, um de Raniel e outro de Eguinaldo. Emílio foi ovacionado pela torcida e ganhou força para seguir no comando do time, embora sempre tenha deixado claro que não era sua intenção.

A sequência, no entanto, foi de altos e baixos. O Vasco conseguiu manter seu bom aproveitamento em casa, mas perdeu todas as quatro partidas como visitante com Emílio Faro. Embora ainda esteja no G-4, a derrota para o Brusque, no último sábado, ligou o sinal de alerta, e o clube resolveu trazer Jorginho para os dez jogos finais da Série B.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário