Clube

Vasco volta a São Januário depois de um mês

Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.brNovos refletores

Este domingo será dia de matar a saudade para o torcedor do Vasco. Acostumado a ter São Januário como casa, o Cruz-Maltino não joga no estádio há pouco mais de um mês. Desde então, se viu "sem teto" e sofreu. Agora, terá a oportunidade - e a necessidade - de colocar em prática o ótimo aproveitamento na Colina, que estará lotada e de cara nova para o jogo contra o São Paulo.

Às 16h deste domingo, a bola rola novamente em São Januário pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em casa, o Vasco tem 79,48% de aproveitamento em 2019 (13 partidas, um empate e duas derrotas). Desde a vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, no dia 20 de julho, porém, o Cruz-Maltino não dá as caras no estádio.

Neste período, o Vasco foi mandante duas vezes, mas não pôde jogar em casa. O jogo contra o CSA, que terminou 0 a 0, foi disputado em Cariacica, no Espírito Santo, porque os novos refletores de São Januário ainda não estavam instalados. O clássico contra o Flamengo, que terminou 4 a 1 para o Rubro-Negro, já havia sido negociado para ser disputado em Brasília.

Os números mostram que é justamente a Colina, e não somente o fato de ser mandante, que faz a diferença para o Vasco. Ao todo, mandando suas partidas, o Cruz-Maltino entrou em campo 21 vezes em 2019: 13 vitórias (10 em São Januário), cinco empates e três derrotas.

Por isso, o técnico Vanderlei Luxemburgo está certo de que o Vasco não pode abrir mão de jogar em sua casa, independentemente das condições oferecidas por empresas interessadas em comprar mando de partidas e levá-las para outros palcos.

- Não podemos sair de São Januário. Lá tem um calor humano diferente e uma pressão que nos favorece - disse o técnico logo depois do empate com o CSA em Cariacica.

E no dia de matar a saudade o Vasco também terá uma novidade para conhecer em São Januário. No período em que a equipe esteve longe, os refletores do estádio foram trocados para atender à exigência da CBF para o Campeonato Brasileiro. A reforma foi iniciada durante a Copa América e demorou mais do que o esperado - até por isso, o clássico contra o Fluminense foi às 11h.

Até esta sexta-feira, pouco mais de 13 mil ingressos já tinham sido vendidos pelo Vasco para o jogo contra o São Paulo. A expectativa, portanto, é de casa cheia para a retorno a São Januário.

Fonte: ge
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Santos Santos 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Domingo, 01/03/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (33,33%)
Empates 3 (25,00%)
Derrotas 5 (41,67%)
Total 12
Gols
Marcados 14 (56,00%)
Sofrido 11 (44,00%)
Total 25
Saldo 3
Cartões
Amarelos 16 (88,89%)
Vermelhos 2 (11,11%)
Total 18