Vasco e Flamengo disputam neste domingo, às 16h, no Maracanã, mais uma edição do "Clássico dos Milhões". O duelo dos clubes de maior torcida do Rio de Janeiro é encarado de formas distintas por vascaínos e rubro-negros. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real a partir das 15h50m. O Premiére transmite o jogo ao vivo.
Para o Vasco, a partida é a chance da equipe quebrar o jejum em clássicos neste ano e ganhar moral para a fase decisiva da Taça Rio. Para o Flamengo, o jogo é considerado menos importante do que o duelo de quarta-feira, contra o Cienciano, pela Taça Libertadores. Uma vitória na altitude de Cuzco (Peru) garante a classificação do Fla para as oitavas-de-final da competição.
A importância dada ao jogo por cada lado fica evidente nas escalações. O novo treinador do Vasco, Antônio Lopes, decidiu poupar Edmundo do jogo de quinta, contra o Bragantino, para ter o atacante em melhores condições para a partida deste domingo e para as semifinais da Taça Rio. Já Joel Santana resolveu preservar os titulares para o confronto contra o Cienciano e testar novatos contra o Vasco, com o goleiro Marcelo Lomba e o volante Aírton.
Do lado vascaíno, Antônio Lopes, em sua segunda partida na sexta passagem como treinador do time, desafia a ausência de vitórias do time contra os principais adversários. Sob o comando de Romário e depois de Alfredo Sampaio, o time disputou três clássicos em 2008 e saiu derrotado nos três jogos (sucessivamente para Botafogo, Flamengo e Fluminense). O treinador vai seguir com o esquema 3-5-2, com o qual conquistou na última quinta-feira a classificação para as oitavas-de-final da Copa do Brasil. Eduardo Luiz, Luizão e Jorge Luiz têm a missão de evitar um novo tropeço diante do arqui-rival. Na semifinal da Taça Guanabara, o Fla venceu por 2 a 1.
A única dúvida do treinador para o clássico é se vai escalar Morais. Com dois cartões amarelos, o jogador corre o risco de ser advertido pelo árbitro e desfalcar o time na semifinal da Taça Rio (no vídeo acima, Morais mostra sua habilidade contra o Bragantino). Sem presença confirmada no time, o atacante Jean já sabe a importância que a diretoria do clube e a torcida dá para uma vitória sobre o maior rival.
- Não quero perder para o Flamengo nem no par ou ímpar. Não tem amistoso contra o Flamengo. Sabemos qual é a importância do jogo para o presidente do clube e temos que vencer.
No Flamengo, o técnico Joel Santana, com o time já classificado para as semifinais do returno e com lugar garantido na decisão após a conquista da Taça GB, vai aproveitar a partida para fazer testes e observações. O garoto Aírton, de 18 anos, vai ter a sua primeira chance. Contratado ao Nova Iguaçu para o time de juniores, o volante agradou ao comandante e vai ter uma oportunidade já no clássico de domingo. Outro estreante é o goleiro Marcelo Lomba, 21 anos, que disputa a primeira partida oficial pelo clube.
Diferentemente das partidas anteriores, Joel vai escalar o time com três zagueiros em vez do 4-4-2 habitual. Apesar de poupar titulares absolutos (Bruno, Leo Moura, Juan, Fábio Luciano, Ibson, Souza), o treinador rubro-negro elogia o time que vai a campo.
- A equipe que entra em campo no domingo é muito boa. Ela fez um grande coletivo nesta sexta e está preparada para fazer uma boa apresentação. Temos jogadores de muita qualidade na equipe, como Kléberson, Marcinho, Maxi e Diego Tardelli - afirmou o técnico (assista acima ao vídeo com a análise do técnico sobre o clássico de domingo).
Uma vitória pode fazer com o time termine em primeiro lugar no Grupo A, o que provocaria um novo encontro com o Vasco na semifinal.
Obina e Toró, suspensos por lances violentos no jogo contra o Botafogo, e Jônatas, machucado, estão fora da partida. Quem pode reaparecer na equipe no decorrer do jogo é o volante Rômulo, recuperado de uma ruptura no ligamento do joelho esquerdo.
VASCO
Tiago
Luizão
Eduardo Luiz
Jorge Luiz
Wagner Diniz
Jonílson
Morais (Edmundo)
Leandro Bomfim
Calisto
Edmundo (Jean)
Alan Kardec
T: Antônio Lopes
FLAMENGO
Marcelo Lomba
Rodrigo Arroz
Leonardo
Thiago Sales
Luizinho
Aírton
Kleberson
Marcinho
Egídio
Diego Tardelli
Maxi
T: Joel Santana
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 06/04/2008
Árbitro: Wagner dos Santos Rosa (RJ)
Auxiliares: Marcos Antonio Bastos (RJ) Junior e Alexandre Eller (RJ)
Transmissão: O Premiere transmite a partida ao vivo.
Tempo Real: O Globoesporte.com acompanha o jogo em Tempo Real a partir das 16h
Mais lidas