Futebol

Vasco x Flu: Rio-SP de 99 foi manchado

Não é a primeira vez que as confusões dos cartolas prejudicam o futebol do Rio. Em 1999, mais especificamente em 17 de fevereiro, o Torneio Rio-São Paulo foi manchado por uma confusão envolvendo Vasco e Fluminense. Num clássico, o primeiro foi para São Januário e o segundo, para o Maracanã. A partida não aconteceu. O Tricolor ganhou a causa na Justiça e foi declarado vencedor, por W.O.
Foi um dos casos mais vergonhosos da história do futebol carioca. Na terça-feira anterior ao clássico, o na época vice-presidente de futebol do Vasco, Eurico Miranda, anunciou que o jogo contra o Fluminense, marcado para o Maracanã, fora transferido para São Januário, de comum acordo entre os clubes. A decisão fora tomada porque o Vasco havia conseguido a classificação de maneira antecipada e a partida seria realizada apenas para cumprir tabela.

A bola não rolou, mas sobrou palhaçada. No Maracanã, o então secretário de esportes e Lazer do Rio, Antônio Pitanga, autorizou as entradas do árbitro paulista Alfredo dos Santos Loebeling e do time do Fluminense.

Enquanto isso, em São Januário, o circo foi parecido. O árbitro carioca Carlos Manoel Calheiros, que seria o árbitro reserva do clássico no Maracanã, foi chamado às pressas para dirigir a partida. Manoel do Couto Pires, anteriormente relacionado para ser titular, continuou como bandeira. Foram arrumados de última hora Mário Jorge Oliveira, para ser o outro auxiliar, e Maurílio Sá Leão, que foi o quarto árbitro.

Às 21h, os dois árbitros, cada um num estádio, encerraram as partidas. Em São Januário, para deixar o dia ainda pior, os jogadores do Vasco voltaram a campo para treinar.

Fonte: Lance
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri