Futebol

Vegetti completa 50 jogos pelo Vasco diante do Internacional; veja números

O duelo contra o Internacional, neste domingo, pela 15ª rodada do Brasileirão, será especial para Pablo Vegetti: ele vai completar 50 jogos com a camisa do Vasco. A bola rola às 18h (de Brasília), no Estádio Beira-Rio, com transmissão do SporTV e Premiere.

Apenas um parênteses: Vegetti tem no momento 47 jogos oficiais, mas o clube contabiliza os dois amistosos disputados na pré-temporada, no Uruguai, e prepara homenagens para o atacante neste domingo.

Muito além do papel de goleador, Vegetti tornou-se um jogador fundamental em vários outros sentidos. Aos 35 anos, o atacante recentemente recebeu a braçadeira de capitão e reforçou sua função de líder na equipe com atitudes que vão desde os discursos no vestiário até a atitude de brigar por todas as bolas dentro de campo.

No Vasco, Vegetti é artilheiro, capitão e uma referência técnica.

Para citar um exemplo: na vitória por 2 a 0 sobre o Fortaleza, na quarta-feira passada, o argentino foi o segundo jogador do Vasco com a maior distância percorrida. Um dado que impressiona quando se trata de um jogador de 35 anos que, dentro do esquema da equipe, não precisa se preocupar tanto com a marcação.

- É um jogador que percebo que está se desenvolvendo. Não fica só de pivô, entre zagueiros - analisou o técnico Rafael Paiva na coletiva depois da partida.

- Hoje, movimentou bastante, atacou o corredor lateral. A equipe está buscando outras formas de fazer o gol e o Vegetti está evoluindo neste sentido. Teve cruzamentos que nem na área ele estava porque atraiu marcadores para fora. E demonstra o quanto ele é qualificado e diferente. Tem contribuído muito defensivamente. Está num nível muito top e tem agregado muito ofensivamente, não só com os gols mas com toda a parte tática - completou.

No entanto, nada causou mais espanto no Vasco do que sua atuação na goleada sobre o São Paulo, pela 11ª rodada. O relatório entregue pelo departamento de scout e análise de desempenho apontou números equivalentes a um centroavante das melhores competições, como Premier League, Liga dos Campeões e Copa do Mundo.

O curioso é que Vegetti não participou diretamente em nenhum dos quatro gols, mas a análise considera marcadores como aceleração, pico de velocidade e duelos aéreos ganhos, por exemplo. Ele terminou a partida com três finalizações e duas faltas recebidas.

Domínio aéreo

Basta assistir a uma partida do Vasco para assimilar a facilidade de Vegetti em vencer duelos aéreos. O atacante é líder em finalizações de cabeça entre todos os outros jogadores que disputam o Brasileirão: foram 34 nos 13 jogos em que atuou até o momento.

Dos 24 gols marcados com a camisa do Vasco, oito foram de cabeça. Ele também já deu uma assistência dessa forma: para o gol de Gabriel Pec na vitória sobre o Fluminense, no segundo turno do Brasileirão do ano passado, no Estádio Nilton Santos.

Os outros 16 gols são divididos da seguinte forma: 14 com a perna direita (incluindo 2 de pênalti) e 2 com a perna esquerda. Todos eles, sem exceção, foram marcados de dentro da grande área.

Os números foram levantados pelo Espião Estatístico.

As maiores vítimas

Apesar do pouco tempo de futebol brasileiro, Pablo Vegetti já tem suas vítimas preferidas. O atacante do Vasco tem três gols marcados contra o Botafogo e três contra o Fortaleza.

Vale a menção a Coritiba, Bragantino e Fluminense, que sofreram dois gols cada do Pirata. O Flamengo foi o último dos três rivais cariocas a buscar uma bola de Vegetti na rede: ele marcou na derrota do Vasco no início do mês passado, pela sétima rodada do Brasileirão. Um bonito gol, por sinal (veja abaixo), mas que acabou sendo ofuscado pelo placar de 6 a 1 para o Fla.

Ele também tem outros dois golaços pelo Vasco: na goleada sobre o Coritiba e na derrota para o Corinthians, ambas no Brasileirão do ano passado (veja abaixo).

Veja o bonito gol marcado por Vegetti, do Vasco, contra o Coritiba

Aos 24 min do 1º tempo - gol de dentro da área de Pablo Vegetti do Vasco contra o Corinthians

Aos 8 min do 1º tempo - gol de dentro da área de Pablo Vegetti do Vasco contra o Flamengo

Vegetti 🤝 laterais

Como um especialista no cabeceio, Vegetti costuma ser municiado pelos laterais da equipe. Dois deles são os seus maiores garçons desde que chegou ao Vasco: Puma Rodríguez e Lucas Piton contribuíram com três assistências cada para o Pirata. Gabriel Pec, que nem está mais no clube (defende atualmente o LA Galaxy), também deu três passes para gols.

Dos 24 gols de Vegetti, 19 contaram com assistências. Veja quem foram os autores:

  • Gabriel Pec - 3
  • Lucas Piton - 3
  • Puma Rodríguez - 3
  • Payet - 2
  • Rossi - 2
  • Galdames - 1
  • David - 1
  • Hugo Moura - 1
  • Maicon - 1
  • Paulinho - 1
  • Paulo Henrique - 1

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/07/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Antônio Accioly
  • Domingo, 21/07/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético Mineiro Atlético Mineiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir